Em visita recente ao Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência de Campo Grande (Centro-Dia), a primeira-dama do município e presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Andreia Olarte, costatou o pleno funcionamento da unidade que, meses atrás, estava desativada.
Diferente do cenário encontrado pela primeira-dama no início de 2014, o Centro-Dia segue atualmente desempenhando de forma plena as atividades assistenciais à pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. No local, os atendidos cultivam até uma horta, cuja produção é aproveitada para o preparo das refeições.
Durante a visita, a primeira-dama também recebeu agradecimentos emocionados dos internos, como Rosineide Inácio Oliveira, por proporcionar um local de assistência ao filho João Carlos da Silva, de 19 anos, durante todo o dia. “Se não fosse esse apoio, eu não teria como trabalhar. Deixo meu filho aqui antes mesmo do horário estabelecido, e sempre sou recebida com muito carinho”, afirma.
Histórico
Uma das primeiras ações de Andréia Olarte como primeira-dama foi visitar o Centro-Dia. A unidade, no entanto, estava estava fechada, nem sequer tinha placa de identificação. No interior do local, equipamentos seguiam encaixotados.
“Um órgão que podia transformar a realidade de famílias necessitadas simplesmente estava fechado, com equipamentos lacrados, sem funcionamento nenhum. Era uma situação absurda que tivemos que transformar na primeira oportunidade”, conta Andreia Olarte. A partir disso, a primeira-dama tomou providências para que o Centro-Dia abrisse suas portas o mais rápido possível.
Como resultado das medidas tomadas, a Prefeitura de Campo Grande conseguiu entregar à população a primeira unidade do Centro-Dia, em agosto de 2014. Mediante as parcerias dos governos Federal e Estadual, a unidade dotou-se de estrutura para atender até 50 pessoas com diferentes tipos de deficiências, tais como auditiva, intelectual, visual ou física, bem como àquelas em situação de dependência que se encontram em vulnerabilidade social e/ou risco por violação de direitos por parte de suas famílias ou cuidadores.
Atividades
O objetivo do serviço é proporcionar convívio comunitário, desenvolver atividades que estimulem a autonomia da pessoa com deficiência, fortalecimento de vínculos pessoais e inclusão social, apoio e orientação aos cuidadores (sejam familiares ou não) com vistas a favorecer a autonomia da pessoa cuidada e do cuidador/familiar.
O Centro-Dia oferta serviços especializados e continuados para pessoas com deficiência. O atendimento inclui acompanhamento e assessoramento em todas as atividades da vida diária, como o apoio na administração de medicamentos indicados por via oral e de uso externo, prescrito por profissionais, a ingestão assistida de alimentos, além da higiene e cuidados pessoais.
Na unidade também são prestados orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social dos mesmos. A unidade possui dois veículos adaptados, com cinco lugares cada, para transporte e assistência.
Os atendidos contam, ainda, com ações preventivas de acidentes, atividades recreativas e ocupacionais de acordo com as possibilidades, colaboração nas práticas indicadas por profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, dentre outros). Como, ainda, a difusão de ações de promoção de saúde e inclusão social, acompanhamento nos deslocamentos e locomoção do seu cotidiano, orientação às famílias sobre cuidados, dentre outras atividades. O Centro-Dia é coordenado por Maiza dos Reis.
Serviço – O Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência em situação de dependência está localizado à avenida Mato Grosso, 390 – Centro – Campo Grande. Telefone: (67) 3314-4301.
Assessoria primeira-dama
FONTE LINK:
Primeira-dama Andreia Olarte visita Centro Dia e constata pleno funcionamento da unidade