Em quase uma semana, no período entre os dias 9 e 15, a Polícia Rodoviária realizou em Mato Grosso do Sul a Operação Especialista. Na ação foram empregados Policiais especializados em Operações Aéreas, Operações com cães, Drones, Documentoscopia, Especiais, GPT (Grupos de Patrulhamento Tático), além de mecanismos de eficiência e inteligência policial.
Nessa fase a PRF realizou fiscalizações nas BRs 262 e 158 além do patrulhamento aéreo e terrestre nas regiões das Delegacias de Paranaíba e Três Lagoas. A Operação teve como objetivo o combate ao crime na região Leste do Estado. No período 12 pessoas foram presas por crimes diversos e em cumprimento de mandados de prisões. Dois veículos com registro de roubo/furto recuperados e três pessoas presas por uso de Documento Falso. Estão computados somente os resultados obtidos na região da segunda etapa da Operação Especialistas.
A Operação
A Operação Especialistas é realizada em etapas, não tendo data para término. A primeira etapa da Operação foi realizada na região de fronteira com o Paraguai, nas circunscrições das Delegacias de Rio Brilhante/MS e Dourados/MS, no período de 16 a 19 de fevereiro. Esta segunda etapa reforçou o policiamento na região Leste.
De 9 a 11 últimos a Operação concentrou o policiamento na Região de Paranaíba/MS, onde integrou a Operação Divisa Segura MG/MS com as Polícias Militar e Civil dos dois estados e de 12 a 15 concentrou-se na região de Três Lagoas. A Operação Especialistas tem como objetivo o combate ao crime no Estado utilizando grupos especializados de policiamento. O planejamento é realizado levando em consideração as peculiaridades de cada região e executada em períodos não revelados previamente.
Otimização
Com o objetivo de otimizar os recursos empregados a PRF utiliza todos os grupos especializados trabalhando 24 horas ininterruptas em pontos estratégicos, com revezamento de escalas dos policiais dos respectivos grupos da Superintendência Regional e da Delegacia responsável.
Fotos: Divulgação/PRF