
Mesmo com a extrema restrição imposta à instituição, a Polícia Rodoviária Federal – PRF continua realizando mesmo em suas bases operacionais, apreensões de grandes quantidades de entorpecentes. Em apenas uma ação neste domingo (9) policiais da Base Guia Lopes da Laguna apreenderam quase uma tonelada de maconha, apreenderam dois veículos e prenderam os dois homens que levariam a droga até São Paulo. Estão presos João Mateus Leopoldino (53) e Alessandro Delavi da Silva (26), apanhados no final da tarde. A prisão da dupla ocorreu a partir da abordagem de Alessandro que conduzia um Astra com placas de Botucatu/SP, que no momento em que era fiscalizado surgiu na pista um Fiat/Línea cinza com placas de Erechim, Rio Grande do Sul, em seguida se constatado ser dirigido por João Mateus, que ao notar os policiais abordando o comparsa, fez uma manobra perigosa e retornou em alta velocidade rumo à Jardim.
Ao se ver perseguido João entrou na MS-382 rumo à Bonito sempre em direção perigosa, na contra mão, fechando veículos e por fim jogando na pista os chamados “miguelitos”, pregos e espetos entrelaçados para furar pneus da viatura e outros veículos e que podem provocar acidentes. Só depois que com a rodovia em segurança os policiais atiraram nos pneus do veículo forçando a parada.
Ao descer do veículo João Mateus ainda tentou fugir a pé, mas foi contido e preso sendo constatado que o veículo estava abarrotado com pacotes de maconha totalizando 970 quilos da droga. João diz ter sido contratado por “Paulo” e que pegou o carro carregado em Ponta Porã para entregar em São Paulo onde receberia R$ 5 mil. Ele ainda tem nas costas um mandado de prisão. João viajava em contato com Paulo atuando como batedor através de telefone. No aparelho do traficante o fone de Paulo está agendado como “Feijão”, sendo a droga, dupla e veículos entregues na Polícia Civil de Jardim.