Presidente ‘jovem’ assume Associação Okinawa de Campo Grande
Por André Farinha Publicado 27 de novembro de 2017 às 09:43
Eduardo Kanashiro é o mais jovem presidente a assumir a Associação Okinawa

Pela primeira vez, em 95 anos de história, a Associação Okinawa de Campo Grande será conduzida por um presidente considerado ainda jovem. No último domingo (26), os descendentes japoneses elegeram, por aclamação, Eduardo Kanashiro como novo presidente da entidade, que é considerada a segunda maior do país.

O novo presidente, que foi empossado logo após o encerramento da eleição, é natural de Campo Grande e tem 47 anos de idade. Seu desafio frente a Associação será de continuar a preservação e divulgação da cultura de Okinawa. “É um desafio muito grande, a geração que levava está associação para frente era mais antiga. Agora são ideias novas, vamos tentar implementar com o apoio dos mais velhos”, comentou.

Para os descendentes, é preciso envolver mais os jovens e deixa-los no comando já que serão responsáveis por manter as tradições do povo de Okinawa. A posse oficial dos demais membros acontece no próximo dia 10 de dezembro. A nova diretoria cumprirá o mandato de 2018-2019.

A Associação Okinawa de Campo Grande representa os primeiros imigrantes de japoneses da Capital, que chegaram em 1914. A cultura okinawana está presente no cotidiano dos campo-grandenses, principalmente através da culinária, pelo Sobá, oriundo da província de Okinawa, no extremo sul do Japão.