Prefeitura quer assumir limpeza para reduzir contrato com a Solurb
Por Redação Publicado 8 de fevereiro de 2017 às 17:10

Por mês, a prefeitura de Campo Grande repassa de R$ 5 a R$ 9 milhões para a concessionária CG Solurb, responsável pela coleta de lixo e limpeza da cidade. O objetivo do prefeito Marcos Trad (PSD) é diminuir o valor do contrato assumindo a limpeza de canteiros e praças públicas da cidade.

Na prática, a limpeza por parte da prefeitura ocorre em algumas regiões da cidade, e até em locais onde a responsabilidade é de Solurb.
Questionado hoje sobre cobrar da concessionária que o trabalho seja feito conforme o contratado, Trad surpreendeu ao afirmar que quer assumir a limpeza de toda a cidade. Dessa forma, a Solurb ficaria com serviço restrito a coleta e destinação do lixo.

“Estou reestruturando a Seinthra, comprando equipamentos para dar aos funcionários do Proinc autonomia de capinagem e limpeza das praças públicas, quero baratear o custo desse contrato da Solurb usando funcionários da prefeitura”, disse.

Os funcionários a que o prefeito se refere são contratados pela prefeitura por meio do Programa de Inclusão Profissional. Geralmente são pessoas que estão de passagem pela cidade, acabam não tendo condições de voltar de onde vieram e acabam sendo encaminhados para o programa. Além do salário mínimo, os contratados pelo Proinc recebem cesta básica.

Ainda conforme o prefeito Trad, atualmente a Seintrha não possui sequer um cortador de grama, e adquirir esses equipamentos seria o único obstáculo para colocar em prática a ideia de assumir parte do trabalho da Solurb.
“Não se pode pagar mensalmente o que pagava, podendo ter funcionários aptos para isso”, completou o prefeito.

Fonte: Correio do Estado/ALINY MARY DIAS E KLEBER CLAJUS