Representantes das empresas de telecomunicações de Campo Grande conheceram, na manhã desta sexta-feira (13), o protótipo do totem feito para abrigar equipamentos das empresas que hoje ficam suspensos nos postes ao longo da via. Os totens fazem parte do projeto de requalificação da rua 14 de Julho previsto no Programa Reviva Campo Grande, e serão instalados em todas as quadras.
Até chegar ao protótipo final foram realizadas várias reuniões e discussões sobre o melhor formato, atendendo a todas as exigências pontuadas pelas empresas. O produto aprovado será confeccionado em aço inoxidável e tem o objetivo de facilitar a manutenção e operação dos equipamentos por parte das empresas, agilizando os reparos e demais procedimentos nestes aparelhos. A estrutura vai receber os equipamentos das empresas Vivo, GVT, Claro, Net, Embratel, TIM e Oi.
Edson Raimundo Damasceno, engenheiro e coordenador técnico da Claro, Embratel e Net, acredita que o totem vai garantir um acesso diferenciado. “Hoje fazemos tudo via aérea, usando escada, sinalização e, com o totem o acesso poderá ser feito do solo, dando mais agilidade aos atendimentos e com uma organização melhor”, disse.
O técnico em telecomunicações da Embratel, Orlando Sato, avalia de forma muito positiva a instalação dos totens. “É uma forma de padronizar e facilitar a manutenção. Os equipamentos vão organizar toda a distribuição, diminuir danos por vandalismo, é uma alternativa mais segura”, afirmou.