Ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura morreu aos 60 anos.
Ele estava internado desde novembro de 2014 e lutava contra o câncer.
A morte do ex-deputado federal e ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) na madrugada deste domingo (10), em Porto Alegre, foi lamentada por políticos. O governo do Rio Grande do Sul decretou luto oficial de três dias.
Mendes Ribeiro Filho tinha 60 anos, 40 deles de vida pública. O político estava internado desde o ano passado na Santa Casa de Misericórdia, na capital gaúcha. Ele lutava contra o câncer desde 2007, quando recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro.
O velório ocorre desde as 8h deste domingo (10) na Assembleia Legislativa gaúcha, com a presença de familiares, amigos, autoridades e políticos. Depois, às 20h, o corpo será cremado no Crematório Metropolitano, também na capital.
Veja a repercussão sobre a morte de Mendes Ribeiro Filho
Dilma Rousseff, presidenta da República, em nota oficial
“É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância”.
José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul, em nota oficial
“A trajetória de Mendes Ribeiro Filho foi marcada por lealdade e espírito público. Ele era um ponto de equilíbrio em todas as ocasiões. O consenso e o entendimento faziam parte de sua natureza. Mendes foi um grande ser humano, político e amigo. Acima de tudo, um agregador”.
Tarso Genro (PT-RS), ex-governador do Rio Grande do Sul, no Twitter
“Rio Grande do Sul de luto com a morte de Mendes Ribeiro Filho. Democrata de caráter, responsável e fraterno. Pêsames a todos os seus familiares”
Germano Rigotto (PMDB-RS), ex-governador do Rio Grande do Sul, no Twitter
“O domingo inicia com a triste notícia da perda do amigo Mendes Ribeiro Filho. Exemplo de dignidade,determinação e competência em tudo que fazia. Em um momento da vida pública tão carente de líderes sérios e comprometidos com o bem comum, Mendes Ribeiro Filho fará muita falta. Pesar!”.
José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, no Twitter
“Triste notícia de falecimento do amigo, grande pessoa e político, Mendes Ribeiro Filho. Sentimentos a toda família”.
Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal, no Twitter
Um amigo, um colega, uma pessoa admirável, um líder e parlamentar dedicado e competente. Fique em paz, querido Mendes Ribeiro Filho
Adão Villaverde (PT-RS), deputado estadual, no Twitter
“Nosso Rio Grande do Sul está de luto pela perda irreparável de Mendes Ribeiro Filho, democrata, de caráter e humanista. Meus sentimentos aos seus familiares”.
Fonte: G1