A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira (19), solenidade militar em comemoração ao dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira que serve de inspiração para os PMs que veem na figura histórica exemplo de dignidade, honestidade, luta pelas ideias de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro.
Durante o evento foi outorgado a Medalha Tiradentes, conferida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul às autoridades Civis e Militares por terem prestado relevantes serviços à corporação e que, no seio da classe, destacaram-se pelo seu valor pessoal, contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da instituição no âmbito nacional ou estadual, juntamente com a formatura dos 202 novos cabos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, a solenidade do Dia de Tiradentes tem um marco especial para toda a corporação, porque homenageia um mártir, que se tornou o Patrono das Policias Militares em todo o Brasil, por sua bravura e luta pela Independência do País, juntamente nesse dia, é uma alegria imensa poder formar os novos cabos da PMMS, que muito contribuirá com a sociedade sul-mato-grossense, frisou o coronel Waldir.
A outorga da Medalha Tiradentes é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que prestam serviços importantes para a segurança pública e principalmente os integrantes da tropa da PM, que dão a vida em prol da sociedade.
Em seguida a entrega das medalhas, teve início à formatura de 202 novos Cabos do polo de Campo Grande. Os novos cabos da PM entregues à população sul-mato-grossense passaram por curso de formação oferecido no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar durante seis meses. Os militares irão fortalecer a segurança pública na capital e também cidades do interior.
