
A PF (Polícia Federal) realiza, na manhã desta terça-feira (28), a 39ª fase da Operação Lava Jato. Os mandados foram expedidos pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. A última fase da operação autorizada por Moro ocorreu em fevereiro deste ano. A 38ª fase, apelidada de Blackout, apurou o pagamento de US$ 40 milhões em propina a políticos e diretores da Petrobras.
A maior parte dos valores pagos a políticos foi direcionado a membros da bancada do PMDB no Senado, segundo o Ministério Público Federal.
Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou mandados de busca e apreensão contra pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente de Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), atual presidente do Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO) e Humberto Costa (PT-PE). Todos negaram qualquer irregularidade.
Operação Black Out
A 38º fase da Operação Lava Jato foi cumprida no dia 23 de fevereiro, onde foi investigado o pagamento de US$ 40 milhões em propina durante 10 anos. Segundo a PF informou, na ocasião foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Estado do Rio de Janeiro. Entre os alvos estavam lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, acusados de facilitar esquemas de lavagem de dinheiro.
Fonte: O Dia Online/UOL