Polícia descobre plano para resgatar líder do PCC
Por Redação Publicado 25 de abril de 2017 às 08:24

Equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA, tropa de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram deslocadas nesta segunda-feira (24), para a cidade de Presidente Prudente, no interior paulista, depois que investigação constatou que integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) pretendiam resgatar seu líder Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Com a descoberta, o entorno da penitenciária na cidade onde ele está preso em Regime Disciplinar Diferenciado – RDD teve a segurança reforçada.

Conforme apurou jornal o Estado de São Paulo, a investigação descobriu que o PCC pretendia usar a mesma estratégia dos ataques às empresas de transporte de valores. O grupo fecharia com veículos ruas de acesso ao presídio além de jogar nas pistas pregos para conter a aproximação da polícia.

Paralelamente homens armados com fuzis e metralhadora ponto 50 estariam encarregados de matar agentes de segurança da penitenciária e detonariam explosivos que derrubariam as muralhas. Com a descoberta donde chegaram já na sexta-feira, de madrugada. Para a proteção, policiais contavam com fuzis IA2, de última geração. Outros grupos da PM, como o de Operações Especiais (Gate) e o Comando de Operações Especiais (COE), entraram em alerta e podem ser deslocados a qualquer momento para Prudente e região além das divisas com Mato Grosso do Sul e Paraná.

A cúpula do PCC, incluindo Marcola, planejou o resgate temendo transferência para presídios federais. Marcola está no RDD com outros 12 líderes da facção por determinação da justiça. Ainda conforme o jornal, investigação apontou que pelo menos 30 advogados atuavam como “funcionários” do crime organizado, repassando ordens da cúpula a subordinados, de dentro da cadeia, e usando contas bancárias para lavagem de dinheiro. Há três anos as Polícias Militar e Civil de São Paulo descobriram um plano para resgatar Marcola, em que seria empregado inclusive helicóptero para a fuga rumo ao Paraguai.