Pouco antes de 22h desta terça-feira (28), policiais civis de plantão evitaram o que seria uma fuga em massa na carceragem da 1ª Delegacia de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. De acordo com o registro policial do problema, a fuga já em fase de finalização foi constatada quando um dos investigadores por volta de 21h inspecionava o pátio da delegacia e ouviu barulho estranho oriundo de uma das celas.
A situação foi comunicada aos demais policiais inclusive delegada de plantão e policiais de sobreaviso, sendo imediatamente iniciada vistoria no conjunto de celas. Constatado que o problema estava na cela 2, os 20 presos foram retirados e iniciada vistoria que revelou uma escavação na parede no local onde os presos utilizam para o banho como também material usado na escavação da parede.
Remanejados para outra cela, os presos foram questionados sobre a autoria da escavação e do plano de fuga, mas todos afirmaram não saber quem seria autor da situação, o que será definido em investigação. A grande quantidade de presos mantidos em celas de delegacias de Mato Grosso do Sul, por conta da demora de recebimento deles pelo Sistema Penitenciário – Agepen – tem facilitado a ocorrência de problemas como agressões e até morte de policial, além de seguidas fugas ou tentativas. Nesse caso de Ponta Porã, os 20 presos da Cela 2 são considerados de alta periculosidade e na avaliação da Polícia Civil, colocaria em risco a população da região.
Fotos:Divulgação