Após sequência de investigação policiais civis de Rio Brilhante desarticularam na tarde e noite deste sábado (8), um fortes esquema de tráfico formiga que funcionava na cidade. O comando do esquema partia de um interno na Penitenciária Estadual de Dourados – PED e envolvia ao menos sete pessoas na cidade, quatro delas presas em flagrante, sendo apreendida droga e ainda dinheiro arrecadado com o tráfico.
Estão presos Faustino Cubas (34), Magaeve Olívio Neri Santiago da Silva (19), José Uanderson Soares Alves (19) e Anderson Cristaldo (19). Outras três pessoas, duas mulheres e um homem são acusados de participação no esquema de tráfico, mas ainda não foram presas.
No andamento do inquérito apurando a ação de traficantes em Rio Brilhante, os investigadores identificaram Faustino, o “Paraguai”, como principal envolvido e que atuava a partir da casa dele na Rua Marechal Rondon, Vila Fátima. Após horas monitorando a casa, policiais abordaram “Paraguai”, flagrado com 13 “paradinhas” de pasta base de cocaína, acondicionadas na parte traseira da cueca.
No celular dele os policiais constataram mensagens do filho perguntado “pai vocês já vendeu tudo aquelas balas”. Questionado, “Paraguai” confirmou a situação apontando o presidiário “Vaninho”, como sendo o dono da droga e chefe do esquema, sendo “Vaninho”, já investigado nesse crime.
O homem então confirmou o que vinha sendo investigado indicando os demais envolvidos, ressaltando que “Vaninho” comanda o esquema de dentro de sua cela na PED. Inclusive que a droga era sempre entregue a sua mulher. Em seguida foram presos os demais envolvidos e constatada a fuga das demais pessoas, sendo ainda apreendidas várias dezenas de papelotes de pasta base e dinheiro trocado na casa de todos os integrantes do esquema, dinheiro que era escondido nas mais variadas formas e locais. O grupo foi autuado em flagrante pelo delegado Roberto Duarte Faria.