Plataforma VLibras auxilia no acesso de conteúdos digitais a surdos
Por Ariel Moreira Publicado 26 de abril de 2017 às 10:27

Como forma de diminuir as dificuldades de comunicação e promover o acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais, governo e academia se uniram para produzir a Suíte VLibras, uma plataforma que oferece conjunto de ferramentas tecnológicas para este público. 

O projeto será apresentada nesta hoje (26) durante a Conferência Nacional de Libras (Conali 2017), às 15h, em Porto Alegre (RS). 

Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem no Brasil cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que representa cerca de 5,1% da população brasileira. O VLibras é uma das ações do MP para simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros a serviços públicos.  

Vantagens

A última versão do software público contém um dicionário com milhares de termos, a possibilidade de criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramenta Vlibras-Vídeo para a língua de sinais.

A Suíte VLibras está disponível em versões desktop, Vlibras-Plugin (navegadores Firefox, Safári e Chrome ) e Vlibras-Móvel (Android e IOS).

O conjunto de soluções para surdos já está disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). 

O projeto é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados.

Com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão