
Com a pretensão de fortificar o nome de Campo Grande como um dos principais destinos turísticos para eventos e negócios, foi lançado nesta quinta-feira (31), no auditório do Sebrae/MS, o Plano Municipal de Turismo. Foram seis meses de discussões a cerca da temática, envolvendo empresários e entidades públicas e governamentais, entre as prioridades do projeto está o desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico, rural e ecológico da Capital pelos próximos dez anos.
Para construir o plano, foi utilizada a Jornada do Turista, formada por cinco fases, sendo elas: Planejamento e reservas; Viagem ao Destino; A Chegada; No Destino e Partida. Cada um destes passos foi amplamente estruturado e apresenta objetivos e indicadores de alcance. O método citado acima foi utilizado, inclusive, na construção de planos de turismo de Melbourn, cidade conhecida como capital cultural da Austrália.
Até 2027 o plano passará por atualizações anualmente, com criação de novas metas para alcançar a visão de futuro. “Construímos este plano não para que fique em gavetas, mas que seja, de fato, colocado em prática. Vivemos em um período de crise e precisamos de ações eficientes para serem realizadas, olhar para nossa cidade e buscar o que pode ser feito sem perder nossa visão de futuro”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.
Além de contribuir com o desenvolvimento econômico da Capital, o Turismo estruturado, conforme previsto no documento, gerará impacto significativo para as micro e pequenas empresas. “O turismo mexe com muitos segmentos e por isto vai contribuir muito com o desenvolvimento dos pequenos negócios, que vai ao encontro do grande objetivo do Sebrae”, concluiu a gestora de Turismo da entidade, Isabella Carvalho Fernandes.
Durante o lançamento do Plano Municipal de Turismo foi assinado um protocolo de intenções que prevê uma série de contribuições para desenvolver o turismo em Campo Grande. As ações de cada uma das entidades devem ser colocadas dentro de 90 dias, ou seja, até o final deste ano. Fazem parte do protocolo a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-MS) , o Sebrae-MS e o Campo Grande Destination (antigo Convention & Visitors Bureau).
A Fundtur, por exemplo, contribuirá com 28 ações. Entre elas está prevista a construção de política para captar eventos, gerar conteúdo com linguagem comercial, aplicar o Inventário Turístico no município e mantê-lo atualizado anualmente, gerar estratégia de comunicação direta com o campo-grandense sobre as peculiaridades e potencialidades mapeadas. O Sebrae, entre suas 15 ações , quer mapear o potencial turístico dos bairros, parques urbanos e áreas verdes do entorno da Capital.