A FETEMS(Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) realizou nos dias 1 e 2 de agosto o planejamento estratégico da entidade. A atividade contou com a presença da Diretoria Executiva, presidentes dos SIMTEDs e vice-presidentes das regionais que compõem a Federação. O objetivo foi estabelecer as diretrizes e estratégias da nova diretoria para a gestão 2017/2021.
Durante o estudo, os(as) participantes fizeram parte de um processo de construção coletiva de consensos para a obtenção de argumentos e a consequente tomada de decisões.
“Destacamos o esforço na participação de todos os membros da direção e o envolvimento nas atividades propostas. Os trabalhos ocorreram com muita dedicação e responsabilidade mostrando o compromisso de todos em fazer um mandato de resultados positivos com ações que visam o fortalecimento da Federação e dos Simteds visando sucesso nas demandas da nossa categoria”, avalia a professora Deumeires Morais, secretária de comunicação da FETEMS.
“A construção do Planejamento Estratégico para o quadriênio 2017/2021 elaborado pela diretoria foi um momento importante de reflexão sobre a atual conjuntura e também elaboração de um norte para o primeiro mandato de quatro anos da FETEMS. Foram dois dias muito produtivos de anseios e perspectivas em que traçamos metas para garantir conquistas históricas e combater a retirada de direitos”, ressaltou a professora Ana Maria Oliveira, secretária geral da Federação,
“O planejamento é fundamental para dimensionarmos as ações da entidade para os próximos anos. Um dos objetivos primordiais deste estudo foi o de criar estratégias para defender direitos e alcançar novas conquistas para os trabalhadores e as trabalhadoras em educação. Estabelecer metas e planejar é se preparar para os desafios que surgirão em nossa caminhada”, pontuou o presidente da FETEMS, professor Jaime Teixeira.
“Na ação política ou sindical, não há nada de automático. Tudo tem que ser pensado e planejado. A ação envolve uma longa série de fatores que vão da economia à sociologia. Da filosofia à psicologia. Da atuação da mídia à ação parlamentar e à atuação do Judiciário. Para lidar com todas estas variáveis é necessário ver como cada uma delas se encaixa no quadro geral. Ver qual a especificidade de cada uma e como ela interfere no resultado final. Ou seja, é necessário planejar a ação”, diz o educador e advogado Jeová Simões. Foi ele quem coordenou a atividade .