
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, afirma que pessoas casadas são menos estressadas do que as solteiras, divorciadas ou viúvas.
Na pesquisa publicada no periódico Psychoneuroendocrinology, os cientistas explicam que, ao longo de três dias não-consecutivos, coletaram várias amostras de saliva de 572 adultos com idades entre 21 e 55 anos.
Em seguida, foram feitos testes para saber quais eram os níveis de cortisol, hormônio cujos altos índices estão associados com estresse prolongado e o desenvolvimento de doenças, em cada uma das amostras.
Observou-se que os participantes casados tinham níveis menores de cortisol e que, mesmo em momentos do dia em que o índice costuma estar mais alto, apresentavam uma queda mais rápida do que quem tinha outro status de relacionamento.
“Esses dados fornecem uma forma de entender melhor como nossa relações íntimas e sociais podem influenciar nossa saúde”, disse o coautor Sheldon Cohen no anúncio do estudo.
De fato, a ciência vem cada vez mais buscando formas de compreender como os aspectos sociais podem afetar os relacionamentos e a saúde das pessoas.
Fonte: Correio do Estado/Galileu