Pesquisador debate potencial da soja para o Nordeste
Por Ariel Moreira Publicado 3 de maio de 2017 às 10:45

O pesquisador da Embrapa Sérgio Procópio, que coordena estudos para adaptação de cultivares de soja à região dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste desde 2013, apresenta na próxima segunda-feira, 8 de maio, a palestra ‘Cultivo da Soja: oportunidades e desafios’.

Promovido pela Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Sergipe (AEASE), o evento tem apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Conselho Regional de Engenheria e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), da Caixa de Assistência do CREA-SE (Mútua) e Infographics. O encontro acontece a partir das 20 horas no auditório da AEASE, na Avenida Beira Mar, em Aracaju.

Procópio irá apresentar resultados dos ensaios recentes com mais de 50 cultivares de soja e seu alto desempenho produtivo no Agreste e Tabuleiros Costeiros, na nova fronteira agrícola denominada SEALBA – recorte territorial que abrange novas áreas com alto potencial para grãos em Sergipe, Alagoas e Bahia.

O evento é dirigido a agrônomos, atores do setor produtivo, assistentes técnicos, empresas de insumos, agentes públicos e professores e estudantes de ciências agrárias. A inscrição é gratuita e pode ser feita no local antes do início da palestra. Para mais informações, os interessados podem ligar para (79) 3217-6886, 99972-2123 ou 99972-2113.

Diversificação
A soja pode ser uma grande aliada na diversificação e plantios e diminuição das áreas de monocultivo. A cultura pode ajudar no enfrentamento das crises que trazem queda de preço das commodities e perdas para os produtores no SEALBA, especialmente no cinturão do milho, em Sergipe, e na secular monocultura da cana em Alagoas, que nos últimos anos tem sofrido com crises severas, com redução de área plantada e fechamento de usinas.

De acordo com Procópio, a soja, por ser uma cultura de grande valorização, tem grande potencial de ganhos para os produtores da região, pois pode atender a importantes demandas regionais e globais de mercado. “No Nordeste há uma grande demanda por soja para compor a alimentação animal nas fazendas e granjas de quase todos os estados, e a posição estratégica do território, com proximidade de portos, ajuda a baratear custos de frete e escoar parte da produção para exportação”, explica o pesquisador.

Serviço
O que: Palestra ‘Cultivo da Soja: oportunidades e desafios’
Quem: Sérgio Procópio – pesquisador da Embrapa
Quando: 8 de maio (segunda) – 20h
Onde: Auditório da AEASE
Inscrição: Gratuita, no local
Informações: (79) 3217-6886 / 99972-2123 / 99972-2113

Fonte: AgroLink