Pequenas empresas contrataram 60% mais que grandes
Por André Farinha Publicado 5 de junho de 2017 às 16:19
A análise mostrou ainda que tanto as empresas pequenas quanto as grandes dão preferência à contratação de trabalhadores mais jovens (Foto: Reprodução)

As micro e pequenas empresas contrataram 9 milhões de empregados no ano de 2016, 60% mais que os 5,7 milhões contratados pelas grandes e médias empresas no mesmo período. A informação é do levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O maior número de contratações por parte dos pequenos empresários ocorreu na faixa etária de 25 a 39 anos, em que as micro e pequenas empresas empregaram 4,3 milhões de trabalhadores, 59,2% mais que os 2,7 milhões das médias e grandes empresas. A segunda faixa etária com mais contratações pelos pequenos negócios foi abaixo dos 24 anos, com 2,8 milhões de trabalhadores.

O levantamento apontou que o setor de serviços foi destaque nas contratações das micro e pequenas empresas em 2016, com admissão de 3,2 milhões de trabalhadores. O segundo setor com maior número de contratações foi o comércio, com 2,8 milhões.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as características específicas das micro e pequenas empresas contribuíram para que elas garantissem mais contratações que as médias e grandes em meio à crise econômica. “As grandes empresas estão eliminando postos de trabalho, usando mais automação. A pequena empresa não tem tanta tecnologia, além de ter grande presença no setor de serviços [intensivo em mão-de-obra]”, avaliou.

Domingos ainda comentou que as empresas são “porta de entrada e saída” para o mercado de trabalho por contratarem pessoas no início e fim da carreira. “Uma empresa grande quer alguém que ela não tenha que treinar. Ela quer o mais qualificado. Na pequena empresa o funcionário vira auxiliar de caixa, depois gerente, vai fazendo a carreirinha dele”, concluiu.