Pensando em abrir um negócio? Veja as cinco maiores dúvidas na hora de empreender
Por Ariel Moreira Publicado 13 de abril de 2017 às 17:30

Abrir o próprio negócio é um sonho de muito brasileiros. Mas antes de dar um passo tão importante, surgem muitas dúvidas. Para entender melhor como funciona esse início, o DAQUIDALI pediu a um especialista da área de empreendedorismo que selecionasse as cinco maiores questões dos futuros empresários.

MARCELO RIVANI, PSICÓLOGO, PROFESSOR NA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E EXECUTIVE COACH EM EMPREENDEDORISMO, declara que “segundo pesquisas do SEBRAE 70% dos brasileiros se tornam empreendedores por enxergar uma oportunidade de negócio e 30% por necessidade”. É ele quem CONTA QUAIS SÃO AS GRANDES DÚVIDAS E RESPONDE CADA UMA DELAS. Fique esperta porque uma pode ser a sua!

O QUE ESTÁ EM ALTA EM ÉPOCA DE CRISE?

O princípio é básico: fique atenta para identificar o que o mercado pede. Quais as necessidades dos consumidores? O que faz falta? A seguir, as tendências listadas por Marcelo que estão em alta:

BRECHÓS: comprar roupas novas tem perdido espaço para as roupas seminovas, e por isso os brechós estilosos têm caído no gosto popular. OFICINAS MECÂNICAS: a crise faz com que manter um automóvel por mais tempo seja menos oneroso ao seu proprietário, sendo assim, as oficinas estão em alta. OFICINAS DE REFORMAS DE VESTUÁRIOS: reformar peças é uma forma de economia para os brasileiros, e ser rápida no atendimento com eficiência de resultados é um diferencial. LOJAS DE ATACADOS: no momento de crise, os brasileiros buscam opções de compra em lojas que concentrem um grande numero de produtos a preços mais acessíveis. ALIMENTAÇÃO: explore a área de alimentação saudável e rápida. São ótimas para serem comercializadas para pessoas físicas ou empresas. CAFÉ DA MANHÃ PARA EMPRESAS: há uma tendência, baseada em programas corporativos, no oferecimento aos colaboradores de um café da manhã saudável e com diversidade de produtos. Esse segmento é interessante e em expansão.

COMO EU DESCUBRO QUAL O MELHOR MERCADO PRA MIM?

Pesquise e pergunte-se: “na região em que pretende abrir sua empresa, qual o poder de aceitação, consumo ou uso de seu produto? Os concorrentes como estão? A população que transita é um possível cliente, ou somente estão de passagem? Essas respostas poderão definir se realmente as localizações geográfica e demográfica estão favoráveis ao seu novo negócio”, diz o especialista.

É MELHOR TRABALHAR COM UM PRODUTO INOVADOR OU QUE JÁ EXISTE?

Se o que você irá comercializar o que é inédito, parabéns! “Talvez você tenha encontrado a ‘galinha dos ovos de ouro’, mas se seu produto ou serviço já existir, aqui vai uma dica preciosa: estude seu concorrente e procure identificar as deficiências que ele possui para que você não as cometa. O mercado precisa de um atendimento ou serviço de qualidade e excelência, não de mais do mesmo, então, seja diferente e você terá sucesso”, recomenda Rivani.

COMO DIVULGO MINHA EMPRESA?

Através de um plano de marketing físico e digital. A divulgação de sua marca, serviços ou produto é o que lhe projetará no mercado, para tanto, o consultor deixa claro que “é fundamental desenvolver um plano de marketing adotando canais convencionais de divulgação. Você pode utilizar catálogos, panfletos, ou outros materiais nessa linha de ação, entretanto, atualmente a utilização e exploração das redes sociais é o diferencial que lhe fará conhecida. Esse canal é rico, uma porta escancarada para seu produto aparecer. Um bom site e uma página bem interessante nas redes sociais poderão lhe auxiliar muito”.

COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO?

Ele é o primeiro passo, sem esse plano nada acontecerá. O profissional sugere que você responda as seguintes perguntas ao montá-lo:

– O que quero fazer?

– Por que quero montar um negócio?

– Quanto de investimento será necessário? – Qual a estimativa de faturamento e margem de lucro?

– Quanto tempo levará para obter o retorno do capital investido?

– Como treinarei as pessoas da empresa?

Ao responder essas perguntas, você estará iniciando oficialmente seu empreendimento. “Seja realista e calculista. Sempre ressalto que para abrir um negócio, não tenha paixão, pois a paixão cega e impede de ver os defeitos por quem se está apaixonada. TRATE SEU NEGÓCIO COMO INVESTIMENTO, seja fria ao analisá-lo, FLEXÍVEL PARA MUDAR de rota e HUMILDE PARA REDESENHAR SEUS OBJETIVOS”, diz o executive coach.

Fonte:Daqui Dali