Pedágio na BR-163 fica mais caro em MS a partir de quinta-feira
Por André Farinha Publicado 12 de setembro de 2017 às 10:00

A partir de quinta-feira (14), o preço do pedágio na BR-163, em todo o Mato Grosso do Sul, estará até R$0,50 mais caro. Ontem (11), a concessionária CCR MSVia recebeu do Governo Federal o aval para aplicar o reajuste na tarifa nas nove praças instaladas em toda a extensão da rodovia no estado. Com isso, àqueles que forem atravessar a pista de norte a sul, passando por todos os postos, pagarão um total de R$ 59,20 de pedágio.

Para os veículos da categoria 1 (automóvel, caminhonete e furgão), o reajuste foi de R$ 4,60 para R$ 5,00 na praça de pedágio de Mundo Novo; de R$ 6,50 para R$ 6,90 em Itaquiraí/Naviraí; de R$ 6,50 para R$ 7 em Caarapó; de R$ 6,60 para R$ 7 em Rio Brilhante; de R$ 7,40 para R$ 7,80 em Campo Grande; de R$ 5,60 para R$ 6 na praça de Bandeirantes/Rochedo/Jaguari; de 5,50 para R$ 5,90 em São Gabriel do Oeste/Camapuã; de R$ 7,30 para R$ 7,80 em Rio Verde de Mato Grosso; e de R$ 5,40 para R$ 5,80 na praça de Pedro Gomes/Sonora.

Conforme publicação, a ANTT alterou a Tarifa Básica de Pedágio quilométrica da BR-163 em Mato Grosso do Sul de R$ 0,05133 para R$ 0,05213. A resolução também aplicou o Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,40589 sobre a Tarifa Básica, que representa aumento de 2,71%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

É importante destacar aqui que a CCR MS Via foi alvo de críticas por parte de autoridades públicas de Mato Grosso do Sul após suspender a duplicação da pista no Estado, em abril deste ano. A empresa alegou não ter recebido o financiamento do BNDS. Após uma série de negociações e discussões, a concessionária retomou as obras em Agosto, mas parcialmente.

Dos aproximadamente 800 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul, somente 12,5 quilômetros passarão por reordenamento. Outros 84 quilômetros, considerados críticos, terão a restauração de pavimento. A CCR administra a rodovia federal desde o final de 2014 e, na época, prometeu duplicar toda a BR em até cinco anos, ou seja, até 2019.

Outro fato interessante é que no estado de Mato Grosso, onde a Concessionária Rota do Oeste (CRO) administra outro trecho da BR-163, o reajuste da tarifa foi de redução de até R$0,10. A redução na tarifa é válida em todas as praças instaladas no trecho da divisa MS/MT até o entroncamento com a MT-220. Segundo as informações, a queda foi definida pela ANTT, que decidiu pela retirada de algumas obrigações do contrato de concessão, como a construção de 23 retornos em nível.