Falha técnica deixou 100 pessoas presas no Mont Blanc.
Helicópteros e rapel ajudaram a retirar os passageiros.
Após passar a noite em um teleférico sobre o Mont Blanc, que fica entre a França e a Itália, 33 pessoas foram resgatadas na manhã desta sexta-feira (9). O bondinho parou por uma falha técnica na quinta-feira (8) no paraíso para os esquiadores deixando 100 pessoas presas.
Outros 77 passageiros haviam sido retirados por socorristas franceses e italianos ainda durante a noite com a ajuda de helicópteros e rapel. Mas a intervenção dos helicópteros teve que ser interrompida na noite de quinta-feira pelas condições meteorológicas ruins.
As cabines do “Panoramic Mont Blanc” fazem um percurso de 5 km que separam a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude), na França, da Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Mont Blanc, a maior montanha da Europa.
Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava uma criança de 10 anos.
Os turistas presos tiveram acesso a mantas, barras energéticas e garrafas de água, que são oferecidas nas cabines.
Dois grupos de três telecabines (com capacidade para quatro pessoas) ficaram “órfãs”, como definiu o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, porque as equipes de resgate não conseguiram chegar até elas.
Mathieu Dechavanne, da companhia que explora os serviços da estação de esqui, afirmou que o incidente aconteceu por “razões inexplicadas”. Os cabos do teleférico – construído há mais de meio século – se cruzaram, explicou.
“A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.
Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram presos por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.
Fonte; G1