
Por Cibele Sodré
O secretário municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, assinou um Plano de Trabalho com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que prevê a residência médica de 48 acadêmicos do primeiro ano de faculdade, com atuação nas Unidades Básicas de Saúde da Capital.
Enquanto as obras do prédio da UEMS de Campo Grande não estiverem concluídas, as aulas devem ser ministradas na Estácio de Sá. O documento será encaminhado para a Procuradoria-Geral do município, para que então seja firmado o termo de Cooperação Mútua entre os órgãos. Para Jamal, esse é mais um avanço que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está conquistando na melhoria do atendimento público e também na formação de médicos com práticas humanizadas.
“Estamos incentivando, inclusive, a formação e interesse dos universitários pela pediatria. Na Santa Casa, por exemplo, temos 12 residentes na área, que são acompanhados pela Sesau. Essas são algumas das medidas adotadas pela atual gestão da Prefeitura, na busca de sanar o déficit de profissionais dessa especialidade e ainda garantir acesso ao atendimento rápido e de qualidade”, argumenta Jamal.
Para o reitor da UEMS em Campo Grande, Fábio Edir dos Santos, “a parceria com a Sesau irá fortalecer ainda mais o curso de medicina da Universidade, pois os acadêmicos terão a oportunidade imediata em fazer parte da rede de saúde pública, conhecendo a realidade do atendimento e ainda praticar ações humanitárias, que é o que tanto precisamos”.
Os 48 acadêmicos farão residência médica nas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) da Vila Carvalho, São Conrado, Macaúbas, Botafogo, Parque do Sol, Jardim Antártica e Aero Rancho IV.
Assessoria prefeitura
FONTE LINK:
Parceria entre Sesau e Uems garante mais 48 acadêmicos residentes às unidades de saúde