Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam nessa quarta-feira (7), com cerimônia de abertura que terá duração de duas horas e acontecerá no Estádio do Maracanã. O Brasil leva, neste ano, sua maior delegação para a competição, e 13 paratletas são de Mato Grosso do Sul.
A convocação foi realizada no dia 19 de julho pelo CBP (Comitê Brasileiro Paralímpico), onde foram anunciados os nomes de 278 paratletas, sendo 181 homens e 97 mulheres.
Com duas medalhas de bronze no currículo – nos Jogos de Pequim e Londres – a judoca Michelle Ferreira é uma das promessas para conquistar o pódio no Rio de Janeiro. Nascida em Mundo Novo, distante 476 km da Capital, Michele começou na modalidade em 2005. No ano seguinte, ela foi convocada para a Seleção Paralímpica.
A equipe do Campo Grande News tentou contatar Michele, que já está na Vila Olímpica, por telefone, porém não conseguiu falar com a paratleta. Quem falou sobre a preparação para a Olimpíada e a expectativa foi o técnico Antônio Esmi Jr.
“Começamos o ciclo paralímpico com ritmo. Conforme foi chegando mais próximo dos Jogos, fomos participando de competições internacionais para contar pontos para o ranking. Ela está bem preparada, no mesmo nível das outras adversárias e tem condições muito boas”, explicou Esmi.
Segundo o técnico, a França e a Alemanha serão as principais concorrentes. “São adversárias muito fortes. Mas a Michele está em condições melhores que nos anos anteriores, está mais preparada para saber brigar pelo ouro dessa vez”.
Esmi finalizou comentando sobre disputar uma Olimpíada dentro de casa. “É bom e ao mesmo tempotem uma pressão maior. Mas é uma coisa diferente, boa, estamos na expectativa”.
Michele estreia nos Jogos na quinta-feira (8) pela manhã nas eliminatórias. As disputas pelas medalhas acontecem no período da tarde.
Outro destaque do Estado na Rio 2016 é Silvânia Costa, detentora do recorde mundial de salto em distância classe T11 (cego total). Em um vídeo públicado em seu facebook, a paratleta convida os sul-mato-grossenses a torcerem por ela na competição.
“Alô Três Lagoas, vou estar nos Jogos Rio 2016. Conto com a vibração e a torcida de todos os sul-mato-grossenses, com certeza vou estar fazendo o meu melhor”, afirma no registro.
Mato Grosso do Sul seria representado na paracanoagem por Debora Raiza Ribeiro Benevides e Fernando Rufino, o Cowboy. Porém, devido a problemas cardíacos que o impedem de praticar esportes de alto rendimento, Cowboy teve que ser cortado da lista. Debora segue na disputa por uma medalha na paracanoagem.
O futebol de 7 é a modalidade com maior número de sul-mato-grossenses. Dos 18 convodados, oito são de Campo Grande, incluindo o capitão do time Marcos dos Santos Ferreira.
A equipe do Campo Grande News tentou entrar em contato com o capitão, que já se encontra na Vila Olímpica junto com a seleção brasileira, porém não conseguiu falar com ele.
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7 de setembro e terminam no dia 18 do mesmo mês. O objetivo da delegação brasileira é ficar entre os cinco melhores países no quadro geral de medalhas.
A meta foi definida pelo CPB após o país ser o sétimo na Paralimpíada de Londres, onde conquistou 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.
Lista dos sul-mato-grossenses que estarão na Paralimpíada Rio 2016 –
Atletismo
Silvânia Costa de Oliveira – Três Lagoas
Yeltsin Francisco Ortega Jacques – Campo Grande
Guilherme Ademilson dos Anjos Santos – Campo Grande
Canoagem
Debora Raiza Ribeiro Benevides – Campo Grande
Futebol de 7
Fabrizio Arlindo Nascimento de Oliveira – Campo Grande
Gilvano Diniz da Silva – Campo Grande
Hudson Hyure do Carmo Januario – Campo Grande
Igor Romero Rocha – Campo Grande
Leandro Gonçalves do Amaral – Campo Grande
Marcos dos Santos Ferreira – Campo Grande
Maycon Ferreira de Almeida – Campo Grande
Wesley Martins de Souza – Campo Grande
Judô
Michelle Ferreira – Campo Grande
Fonte: Campo Grande News