Durante a sessão ordinária desta terça-feira (31) o vereador Papy concedeu Moção de Congratulação aos alunos Luan Tatsuhiko Soejima e Matheus Vyctor Aranda Espindola do Colégio Status de Campo Grande, vencedores da 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia Internacional (MOSTRATEC) na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte, com o projeto “Burnout Syndrome: Estudo comparativo entre escolas públicas e privadas – MS”.
Esta é a primeira vez que um trabalho do Mato Grosso do Sul fica em primeiro lugar na Mostra. O trabalho teve como objetivo estudar a presença dos sinais que, possivelmente, indicariam o Burnout (um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso) no âmbito da educação básica da sub-região Bandeira de Campo Grande – MS, comparando os modelos particulares e estaduais por meio de uma ratificação comportamental e estatística.
Para Papy, a homenagem é apenas uma das milhares de formas possíveis no incentivo à educação – fundamental aos jovens. “Nossos jovens precisam e merecem receber o nosso reconhecimento por seus talentos, empenho e pró-atividade, principalmente por desenvolverem projetos inovadores dessa magnitude, contribuindo assim com fóruns e discussões fundamentais para o crescimento educacional da nossa cidade, Estado e País”, comenta o vereador.
O intuito da pesquisa foi intervir por meio de sensibilizações não só acerca do distúrbio, mas também da valorização para com a docência. Dessa forma, obteve-se que a maioria dos profissionais entrevistados são atingidos por graus significativos dos sinais de Burnout, o que pode estar relacionado à desvalorização, à excessiva carga horária e, principalmente, à indisciplina que norteia a sala de aula.
Contudo, houve uma diferença na amostra adquirida entre esses modelos, visto que nas instituições particulares a presença desses indícios foi relevantemente maior do que nas estaduais, o que pode estar correferido à maior tensão, à instabilidade e à ausência de planejamento pago nessa instituição Assim, realizaram-se palestras, informativos e vídeos explicativos com cientistas qualificados nas escolas voltados para os alunos, lecionadores e coordenação, buscando intervir na problemática acadêmica.
MOSTRATEC
A feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa do Brasil e de mais 20 países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. É considerada a maior feira de ciências da América Latina. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.