O Palmeiras está classificado para as oitavas de finais da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira (24), o Verdão derrotou por 3 a 1, em casa, o Atlético Tucumán, da Argentina, e garantiu a primeira colocação no Grupo 5. Os gols foram marcados por Mina, William e Zé Roberto.
Além do Palmeiras, o Jorge Wilstermann também se classificou para a próxima fase da competição. Por ter ficado em primeiro lugar no grupo, o Verdão fará o jogo de volta do mata-mata contra um dos oito segundos colocados também em casa – os confrontos serão sorteados pela Conmebol no dia 14 de junho.
O jogo
Jogando na Allianz Parque, o Palmeiras mostrou superação do primeiro minuto até o apito final. Nos primeiros minutos de bola rolando, viu-se um time buscando por jogo, com muita velocidade pelas intermediárias. O primeiro gol saiu aos 15, após cobrança de falta ensaiada, Zé Roberto tocou para Guerra que acionou Roger Guedes na direita. O atacante cruzou e Mina, na pequena área, bateu de pé direito para o gol vazio.
A reação dos atleticanos veio somente aos 23, após uma grande sequência de jogadas palmeirenses. Barbona recebeu na esquerda, avançou e, na entrada da grande área pelo lado esquerdo, arriscou um chute de pé esquerdo. A bola explodiu na trave direita e voltou para a zaga.
O jogo seguiu um ritmo muito intenso, com os dois times atacando e se defendendo. Aos 25, Roger Guedes fez bela jogada individual, passou por dois marcadores e, cara a cara com arqueiro, arriscou o chute, mas sem êxito. A resposta veio aos 32, Leandro Gonzalez desceu pela direita e bateu cruzado. Fernando Prass espalmou e na sobra Rodriguez, de frente para o gol, bateu à direita da meta alviverde.
No segundo tempo, o Palmeiras continuou demonstrando sua superioridade. Aos cinco minutos, Roger Guedes foi lançado por Thiago Santos, driblou o goleiro, mas adiantou demais a bola e ela saiu pelos fundos.
O ritmo de jogo diminuiu e a marcação palmeirense começou a falhar, principalmente no meio de campo. Como consequência, o atleticanos aproveitaram e empataram aos 11 minutos. Evangelista desceu pela esquerda e cruzou para a área. Fernando Prass falhou e Rodríguez cabeceou no canto esquerdo da meta palmeirense.
O técnico Cuca mexeu na equipe aos 14 minutos, trocou duas peças ao mesmo tempo. Saíram Borja e Roger Guedes e entraram William e Fabiano. A mudança surtiu efeito imediato, foi quando brilhou a estrela do goleiro Luchetti, impedindo os gols palmeirenses.
Aos 23, após cobrança de escanteio do Tucuman pela esquerda, Edu Dracena afastou o perigo para Dudu, que armou o contra-ataque. Após troca de passes, Jean cruzou da esquerda e a bola sobrou para Willian, que fuzilou sem chance de defesa.
Os visitantes ainda tiveram mais uma chance desperdiçada. Aos 33, em cobrança de escanteio, Jean bateu para trás e acertou a trave de Fernando Prass. Na sobra, Bianchi chutou, mas o goleiro do Verdão fez a defesa. No minuto seguinte, Menendez fez jogada pela esquerda e cruzou para Aliendro que para nas mãos de Prass.
O terceiro e último gol do jogo saiu somente aos 446, antes disso o Palmeiras já havia desperdiçado três grandes chances, todas impedidas pelo goleiro Luchetti. O gol da classificação foi de Zé Roberto, após Michel Bastos descer pela direita e tocar para Tche Tche, que vai ao fundo e cruza para Zé, que bate de primeira e marca um belo gol, selando a vitória.