Paint será aposentado pela Microsoft após 32 anos de ‘vida útil’
Por André Farinha Publicado 24 de julho de 2017 às 14:00
Programa para criação de desenhos simples foi incluído na lista dos 'descontinuados' a partir da nova atualização do Windows 10.

Uma notícia triste surpreendeu os fãs do Paint, programa de editor de imagens mais antigo do Windows. Na quinta-feira (20) a Microsoft, desenvolvedora do sistema operacional mais usado no planeta, anunciou que o programa não mais será atualizado (continuado) e, em breve, também não deverá mais vir junto aos programas básicos do Windows.

O software foi incluído na lista de ferramentas que não serão incluídas nas próximas atualizações do sistema operacional Windows. Segundo as informações, os programas que aparecem nesta lista não estão sendo desenvolvidas de forma ativa e devem ser removidos nos próximos lançamentos. “A lista pretende ajudar os consumidores a considerar essas remoções e descontinuações em seu próprio planejamento.”, afirma a Microsoft. A lista está sujeita a mudanças.

O Paint

Um dos programas preferidos da criançada na era da pré-internet, mais precisamente entre os anos 80 e 90, o Paint foi lançado pela primeira vez no Windows 1.0, em 1985. Foi o primeiro editor de imagens popular, devido a facilidade para ser trabalhado, muitas pessoas usam o programa até hoje para cortar imagens e capturas de tela do computador.

No entanto, como tudo nessa vida evolui, o Paint também cresceu e nos últimos anos ganhou uma versão 3D, com ferramentas mais profissionais. O surgimento de outros softwares de edição de imagens também acarretou na falência do tradicional Paint. A descontinuidade do programa já era esperada pelos usuários do sistema operacional, faltava mesmo a oficialização para tal e agora uma data para o sepultamento definitivo.

Ainda segundo as informações, além do Paint, a Microsoft também vai encerrar os programas Outlook Express – antigo Hotmail Express, o aplicativo Reader e o Reading List. Na próxima versão do Windows, que será lançada nos próximos meses, esses dispositivos já não estarão presentes, ao contrário do Paint, que deverá ser incluído entre as ferramentas básicas do SO, talvez pela última vez em sua gloriosa história.