O excepcional desempenho do ovo em fevereiro fez com que o produto registrasse no mês sua melhor relação de preços dos últimos 24 meses com o frango vivo
A avaliação demonstrada no gráfico abaixo considerou os preços recebidos na granja pelos produtores paulistas e procurou comparar a mesma quantidade dos dois produtos. Assim, no estabelecimento de preço dos ovos considerou-se o valor de 16 unidades do tipo extra branco (média de 62,5 gramas por unidade x 16 unidades = 1.000 gramas).
Partindo-se desses parâmetros, em fevereiro o ovo alcançou, nas granjas paulistas, valor médio 32% superior ao registrado pelo frango vivo, resultado que significou, para o ovo, a melhor relação de preços dos últimos dois anos.
Em oposição a esse recorde, a pior relação de preços foi registrada em setembro de 2015, ocasião em que o valor médio alcançado pelo ovo correspondeu a 75,70% do valor médio do frango vivo.
Ressalte-se, de toda forma, que a despeito desses comportamentos díspares frango vivo e ovos vêm tendo preços muito similares. Nesses 24 meses, por exemplo, a cotação média do ovo correspondeu a 100,8% da cotação do frango vivo. Ou seja: um quilograma de ovos do tipo extra rendeu, para seu produtor, oito décimos a mais que o valor obtido com o mesmo volume de frango vivo.
Fonte: Portal do Agronegócio