Onze:20 ensaia início de carreira internacional
Por Redação Publicado 28 de julho de 2015 às 13:11

Roots, rock, reggae. É com essa vibe regueira e ao mesmo tempo roqueira que a banda mineira Onze:20 segue uma bem sucedida trajetória em solo nacional – e, agora, internacional. Em junho, lançou na Argentina seu primeiro EP em espanhol. O repertório é composto por quatro faixas, com destaque para “Sin Miedo de Amar”, versão do hit “Sem Medo de Amar”, que aparece no último álbum de estúdio da banda, “Vida Loka” (2014). A música também foi lançada como single em serviços de streaming como Spotify e Deezer. “Aceitamos o convite de gravar noutro idioma porque queremos levar nosso som cada vez mais longe”, comemora o vocalista Vitin, que revela ter fãs em várias partes do globo, como na própria Argentina, Chile, Portugal e Japão. No caso do país asiático, a banda estreitou a relação após mini-turnê realizada em setembro do ano passado. “Fomos muito bem recebidos e fizemos shows em Gunma e Hamamatsu, que ficarão guardados na nossa memória. É sensacional ver nossa música chegar ao outro lado do mundo. Também foi uma ótima oportunidade para conhecer a cultura oriental”.

Essa incursão internacional chega justo no momento em que o Onze:20 incorpora mais brasilidade ao seu som. O álbum “Vida Loka” escancara isso em faixas como “Mau Olhado” e “No Pagode”, que trazem levadas de samba, música de capoeira e baião misturadas ao reggae e rock de sempre. “Com o lançamento do disco ‘A Nossa Barraca’ (2012), passamos a viajar pelo país. Isso reavivou em nós um lance de brasilidade, que acabamos colocando no ‘Vida Loka’”, diz Vitin. A música que dá nome ao trabalho também traz essa pegada brasileira. Sua letra transmite uma mensagem de fé na melhora da qualidade de vida das classes menos abastadas.

O que começou com “Vida Loka” ficará ainda mais forte no próximo trabalho dos mineiros. “Estamos preparando um EP com seis músicas inéditas. Deve sair em agosto, com um som bem brasileiro, roqueiro e namorador”, adianta Vitin. Ao usar a expressão “namorador”, o vocalista indica que a veia romântica, presente nos maiores sucessos do Onze:20, será reforçada no disco. “Zoar é fácil, difícil é lembrar que o amor existe. Claro que há pessoas que compõem muito bem nas duas frentes, mas a gente se dá melhor contando histórias que se encaixam no dia a dia das pessoas”, afirma. Uma prova disso está no canal que a banda mantém no YouTube. Dos cerca de 100 milhões de visualizações que eles já atingiram, mais de 65 milhões estão concentrados nos cinco principais vídeos, todos românticos: “Pra Você”, “Não Vai Voltar”, “Meu Lugar”, “Deixo Você Ir” e “Não Devo Nada”.

Sucesso em vídeo

Os números demonstram a força do Onze:20 no YouTube. Mais do que refletir o sucesso dos mineiros, a plataforma foi uma das responsáveis pela popularização do som que eles fazem. “Mesmo antes de entrar no rádio, já tínhamos uma proximidade bem legal com o pessoal na internet. Isso porque pegamos uma época de efervescência, quando as pessoas começaram a assistir cada vez mais vídeos e a consumir música de forma digital. Foi através desse público que nosso som se espalhou”.

De qualquer forma, Vitin ressalta que o rádio também teve papel fundamental na carreira da banda. “Quando entramos na programação das FMs, naturalmente passamos a abranger um público bem maior, mais diversificado e de todas as regiões do país”, explica. Os números comprovam isso, bastando analisar as listas das mais tocadas, principalmente do sul e sudeste.

Fonte: Portal Sucesso