Onevan discute na UFMS implantação de novos cursos em Naviraí
Por André Farinha Publicado 16 de agosto de 2017 às 13:30
Onevan reunido com reitor, pró-reitores e diretor do campi de Naviraí da UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) irá oferecer dois novos cursos de graduação no campi de Naviraí, de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. No entanto, para que as aulas possam começar é necessário que haja abertura de vagas para professores e técnicos administrativos e também a implantação de novos laboratórios. A situação foi pauta para uma reunião entre o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) e o reitor da UFMS, professor Marcelo Augusto Santos Turine.

Na audiência, Turine explicou ao deputado que o Conselho Superior da UFMS já aprovou a criação dos cursos em Naviraí, mas diante do atual cenário de contingenciamento de recursos federais, o reitor sugeriu que os esforços sejam concentrados na implantação inicial de apenas um dos cursos já aprovados.

A União não tem recursos para contratar professores e construir novos laboratórios. O trabalho político e a busca por recursos financeiros para a implantação do novo curso incluirão, necessariamente, o apoio da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

Seugundo Onevan, que também é o vice-presidente da ALMS, a conversa com o reitor da UFMS foi muito franca e produtiva. “Não será uma batalha fácil e nem rápida, todavia, vamos trabalhar muito para consolidar o polo universitário de Naviraí”, explicou o deputado estadual.

Também na reunião ficou acertado que o deputado Onevan de Matos e os professores Marcelo Turine e Daniel Henrique Lopes se reunirão com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na próxima segunda-feira para dar prosseguimento às tratativas para a implantação do novo curso no campi de Naviraí.