No Nova Lima, região Norte de Campo Grande, moradores contam estar sentindo os efeitos positivos das obras de drenagem e asfalto que têm mudado os cenários do bairro. Em algumas vias a pavimentação já está na reta final, em fase de instalação de calçadas e piso tátil.
A obra é executada pela Prefeitura com recursos federais e contrapartida do Governo do Estado e foi viabilizada em parceria também com a Câmara Municipal pelo Programa Juntos por Campo Grande.
“Aqui tinha um bacião [sic] de água que ficou uns quatro anos e não secava. Jogamos terra, mas não adiantava. Agora ficou bom”, conta Amilton Martins, de 77 anos, morador da rua Silvério Faustino, onde já foram feitas a drenagem e pavimentação.
“Quando chovia isso aqui virava o rio Aquidauana, virava um Pantanal”, brinca o vigilante Nilton Barboza, de 48 anos, ao explicar a situação em que ficava a rua Jerônimo de Albuquerque antes do início da intervenção.Há 15 anos no bairro, Amilton elogia a qualidade do asfalto colocado no local e conta que se as obras não tivessem incluído a construção de calçada na frente de sua residência, não teria recursos para custear a melhoria. Após a pavimentação, funcionários de empresa terceirizada trabalham na execução das calçadas em todos os imóveis, incluindo piso tátil nas esquinas.
A dona de casa Vilma Batista da Silva, de 60 anos, conta que as obras seguem em ritmo acelerado e o trabalho só é interrompido quando chove. “Esse asfalto era tudo que a gente precisava aqui”, afirmou.“Tinha asfalto, mas era todo esburacado”, afirma. Segundo ele, desde que foi instalada tubulação de drenagem os alagamentos cessaram no local. “Já dá para sentir a diferença”, garante.
Desenvolvimento
Vendedor de uma marca de erva de tereré, Daniel da Silva Barbosa, de 28 anos, conta que na época de chuvas não conseguia atender a muitos comércios da região, por conta da lama que deixava as vias intransitáveis. “Minha prospecção com o asfalto é aumentar bastante as vendas e facilitar o trabalho”, comemora.
Salmata de Oliveira Cassel, de 59 anos, é um dos construtores particulares que possui imóveis próximo do local e observa os benefícios que o asfalto levará aos novos moradores. Em um dos trechos das obras – no cruzamento das ruas Cândido Garcia Lima com Eugênio Lima – há várias casas novas à venda, no padrão do Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Muitas pessoas esperam por anos e não têm isso. É muita sorte de quem comprou essas casas e já vai mudar para cá com asfalto”, afirma.