Obama se torna 1º presidente dos EUA a criar programa de computador
Por Redação Publicado 8 de junho de 2015 às 11:46

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama se aventurou a falar a linguagem de computadores nesta terça-feira (8) durante o lançamento anual da Semana de Educação das Ciências da Computação. Após criar suas primeiras linhas de código, Obama se tornou o primeiro presidente do país a escrever a escrever um programa, segundo a revista “Wired”.

O presidente participou de um ciclo de tutoriais criado pela organização Code.org para ensinar crianças a programar. O programa escrito por Obama não fazia mais do que desenhar um quadrado em uma tela. À revista Hadi Partovi, cofundador da Code.org, disse que ser complexo não é o objetivo. “Toda programação começa simples.” E completou: “Ninguém começa criando um jogo complicado”.

Obama já havia declarado seu apoio a que jovens se dediquem a aprender a escrever códigos. Isso ocorreu em 2013 durante a edição daquele ano do evento. “Aprender essas habilidades não é só importante para o seu futuro. É importante para o futuro do nosso país”, afirmou Obama em vídeo publicado pela Code.org no YouTube. “Se nós quisermos que os EUA estejam na ponta, nós precisamos que os jovens americanos como você se especializem nas ferramentas e nas tecnologias que mudaram o jeito que fazemos tudo.”

Neste ano, Obama recebeu na Casa Branca 20 alunos de Newark, em Nova Jersey. Os estudantes fizeram os tutoriais da Code.org, uma série de exercícios destinados a introduzir jovens no mundo da programação. Segundo a “Wired”, o presidente não chegou a completar todos os seus exercícios, que consistiam, entre outros, em usar algumas ferramentas de programação do Google e escrever linhas de código em JavaScript. Isso porque o presidente acompanhava os estudantes no que estavam fazendo.

Em 2014, a Hora do Código chegou ao Brasil por meio de uma parceria da Code.org com o Programaê!, um movimento sustentado pela Fundação Lemann e a Fundação Telefônica. No mundo, o objetivo é atingir 100 milhões de pessoas. Para o Brasil, a meta é fazer um milhão de brasileiros participarem das atividades. Os desafios duram de 20 minutos a uma hora (Veja aqui).

O projeto conta com o apoio de celebridades da tecnologia, como Bill Gates, da Microsoft, e Mark Zuckerberg, do Facebook, e até da música, como a cantora colombiana Shakira.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreve seu primeiro programa de computador, durante a semana de computação de 2014. (Foto: Divulgação/Code.org)O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreve seu primeiro programa de computador, durante a semana de computação de 2014. (Foto: Divulgação/Code.org)
Fonte: Do G1, em São Paulo