A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) deve assinar nos próximos dias um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a implantação do projeto ‘INSS Digital’. A iniciativa visa acelerar os atendimentos aos advogados e, consequentemente, beneficiar os segurados.
Através deste, os segurados, através de advogado, poderão requerer benefícios eletronicamente. Os advogados farão a digitalização dos documentos e demandarão o INSS via internet. Em princípio, o método será adotado na Capital, alcançando posteriormente o interior.
Para o secretário-geral da OAB/MS, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, essa solução vem de encontro com o anseio dos advogados e advogadas que militam na área previdenciária. “Há muitos anos se buscava uma alternativa razoável para o atendimento da advocacia no âmbito da autarquia”.
As partes estiveram reunidas na última sexta-feira (23) para acertar os detalhes do termo de cooperação. Segundo o gerente executivo do INSS/MS, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, Mato Grosso do Sul será o primeiro, ou um dos primeiros, convênios que o Instituto assina com a OAB no país.
De acordo com o chefe do setor de benefícios do INSS, Raimundo Ruis, a parceria com a OAB/MS é estratégica. “Nosso objetivo é fortalecer as entidades representativas para que elas recepcionem e nos encaminhem. Então, as entidades, como a OAB e Sindicatos Rurais, por exemplo, vão autenticar os documentos, encaminhando já digitalizados para o INSS”, destacou.