O Gerente Executivo do Instituto de Seguridade Social (INSS), Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, e o Chefe de Serviço Benefício, Raimundo Ruiz, participaram do LXXI Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) a convite do Secretário Geral da OAB/MS, Marco Aurélio Rocha, para ultimar as ações referentes ao convênio cooperação técnica estabelecido entre as entidades no último dia 17 de outubro.
Por meio do acordo, todo requerimento que o advogado precisar fazer poderá ser efetuado remotamente e não mais em uma agência do INSS. A Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MS está coordenando o trabalho dentro do projeto INSS Digital, cuja implantação está em andamento.
Aproveitando o ensejo da presença de todos os Presidentes de Subseções do Estado, os dirigentes explanaram sobre os avanços no projeto e colocaram-se à disposição dos causídicos para sanar dúvidas. A previsão é que até o mês de fevereiro todas as comarcas estejam participando do projeto.“Será encaminhado um formulário de adesão, e com o intuito de fortalecer as Subseções, elas vão fazer o controle dos dados cadastrais dos advogados” explicou Raimundo Ruiz.
O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, propôs uma moção de congratulação aos servidores pelo empenho em prol da classe. “Estamos evoluindo na relação entre a Ordem e o INSS, e a diminuição da burocracia no requerimento do benefício é uma conquista importante para toda a sociedade” salientou.
Na próxima segunda-feira (18) acontecerá um treinamento na Escola Superior de Advocacia (ESA/MS) a respeito do Projeto, com Karina Miranda Leite, chefe de sessão de atendimento substituta do INSS, Edna Nunes Gonçalves, chefe da seção de administração de informação dos segurados do INSS, e o Chefe de Serviço Benefício, Raimundo Ruiz.