Eletrodomésticos possuem alta durabilidade e precisam ser escolhidos com muito cuidado, já que a compra não é corriqueira. Por este motivo, é necessário observar alguns pontos sobre o produto para efetuar uma boa compra, como eficiência energética, qualidade, credibilidade da marca e até mesmo aspectos diretamente relacionados com o processo de aquisição do eletrodoméstico. O PROCON-SP (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) tem uma página com dicas sobre a compra desse tipo de produto.
Tudo começa pela pesquisa. Nessa fase, é fundamental fazer comparação de preços, já que o valor de um eletrodoméstico pode variar de loja para loja. A internet ajuda muito nessas ocasiões, mas é importante saber que o preço praticado em uma loja virtual pode ser diferente do estabelecimento físico.
O processo de pesquisa também inclui a busca por informações sobre o produto que você deseja adquirir. Observe as características e as funções que ele possui e se ele atende as suas necessidades. E lembre-se: quantidade não é qualidade. Se o equipamento tiver muitas funções, certifique-se que elas realmente fazem diferença e são úteis para você.
Também é importante medir o espaço que você tem disponível para não correr o risco de comprar um eletrodoméstico desproporcional com o tamanho do cômodo em que ele será alocado. Se a compra for feita pela internet, saiba que você tem direito de arrependimento independentemente do motivo, de acordo com o Código do Consumidor.
No ato da compra, sempre priorize os equipamentos com boa eficiência energética. Eles são mais econômicos, vão te ajudar a gastar menos energia e dinheiro, além de serem mais sustentáveis e ajudarem o meio ambiente. Para observar esses aspectos, procure pela Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, fornecida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A etiqueta classifica os produtos em cinco categorias, sendo “A” a mais eficiente e “B”, “C”, “D” e “E” as com menos eficiência energética. Outras informações podem ser obtidas por meio desse selo, como marca, modelo e consumo de energia. Dessa forma, o consumidor pode se orientar com segurança e usufruir do consumo consciente.
Para ter maior segurança na compra, o PROCON-SP orienta o consumidor a guardar todos os prints dos sites e os folhetos de propaganda. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a publicidade também faz parte do contrato e, por isso, a empresa deve cumprir o que foi ofertado ao consumidor.
Outra dica é verificar a qualidade e o estado do produto quando possível. Como forma de provar a durabilidade dos eletrodomésticos, foram criados alguns equipamentos que prometem mais resistência, como é o caso da geladeira inox, feita de aço inoxidável e que apresenta uma qualidade melhor do que os aços comuns.