Senador foi anunciado como novo ministro das Relações Exteriores
RIO — Em sua primeira fala pública após ter sido anunciado como novo ministro das Relações Exteriores, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que quer “dar nova vida” ao Mercosul, buscando acordos com a Aliança do Pacífico e a União Europeia. Em vídeo publicado em sua conta oficial no Facebook, na tarde desta quinta-feira, Aloysio também garantiu que a política externa pode ajudar o Brasil a sair da recessão.
— Nós temos alguns desafios muito importantes, como dar nova vida ao Mercosul, aproximar o Mercosul dos países da Aliança do Pacífico. Agora, um entendimento entre o Mercosul e a União Europeia pode dar também uma nova oportunidade para uma inserção mais competitiva do Brasil no Brasil — destacou o novo ministro.
Aloysio garantiu que a política externa pode trazer investimentos e empregos para o Brasil, e afirmou que país é influente no mundo por defender valores como paz, justiça, meio ambiente e direitos humanos.
— O Brasil, em todos esses temas, tem muitas coisas importantes para dizer e uma contribuição positiva para que nós possamos viver em um mundo melhor — disse o senador.
O senador tucano disse que assumir o cargo é um desafio:
— Espero não decepcioná-los nessa nova incumbência que assumo. O presidente Temer me convidou, e eu aceitei, para assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores. É um cargo muito honroso, que aceito consciente da responsabilidade e também das oportunidades que uma boa política externa como essa que vem sendo praticada pelo governo Temer pode trazer para o Brasil. Penso que a política externa, nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, para trazer mais investimentos, mais prosperidade e empregos para o Brasil.
Fonte: o Globo