Na capital: prefeito de Jardim prestigia início do ano legislativo, posse na Assomasul e se reúne com membros do Cidema
Por Redação Publicado 3 de fevereiro de 2017 às 16:48

O prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro, cumpriu agenda na última quinta-feira (2) na capital sul-mato-grossense, acompanhado do secretário de Governo, Nilton Salazar.

Assembleia Legislativa

No período da manhã, o prefeito prestigiou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Campo Grande-MS. “O papel desempenhado pelos deputados tem um grande peso no desenvolvimento das cidades de Mato Grosso do Sul, com o apoio do nosso governador Reinaldo Azambuja, que olha sempre com muito carinho pro nosso município”, disse o prefeito, lembrando, ainda, da recente compra de uma nova ambulância para Jardim, que só foi possível devido a solicitação da deputada Estadual, Grazielle Machado, ao governador, o qual atendeu e repassou R$100 mil para a compra do veículo, tendo R$35 mil de contrapartida da prefeitura.

Assomasul

Na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), prefeito e secretário prestigiaram a posse administrativa do novo presidente, Pedro Arlei Caravina, prefeito da cidade de Bataguassu-MS.

A Assomasul é uma entidade que presta assistência e dá suporte a cada associado na solução de problemas administrativos e esclarecimento de dúvidas dos prefeitos, em questões jurídicas e técnicas.

“Tenho certeza de que o prefeito Caravina será um presidente atuante dentro da Assomasul e dará todo o apoio necessário aos gestores de cada município”, falou o prefeito.

Cidema

Também na Assomasul, Monteiro – que é presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias do Rio Miranda e Apa – fez a segunda reunião do ano com os prefeitos de alguns municípios consorciados.

Ele pediu para que os prefeitos façam um levantamento do que é prioridade em cada município. “Eu acho que a maior dificuldade que todos os municípios têm hoje é a questão da saúde. Por isso preciso de dados precisos pra que a gente comece a agir”, disse o presidente.

Outra urgência é a implantação de aterros sanitários em Aquidauana e Jardim. Por meio do Cidema, os custos para atender esta necessidade serão consideravelmente menores. O levantamento exato de valores deverá ser discutido ao longo das próximas reuniões.

Como o Cidema atua?
Consiste na união entre dois ou mais entes da federação, sem fins lucrativos, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. Constitui-se numa associação pública, com personalidade jurídica de direito público e de natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos. (Art. 2°, I, do Dec. 6.017/07).

Em Mato Grosso do Sul, Jardim-MS e mais 21 municípios são consorciados. Nesta reunião, estiveram presentes os prefeitos Cleidimar da Silva Camargo, de Rio Negro-MS; Sebastião Donizete Barraco, de Terenos-MS; Marcelo de Araújo Ascoli, de Sidrolândia-MS; e a prefeita de Corguinho-MS, Marcela Ribeiro Lopes.