Município e Estado estabelecem ações preventivas referentes ao Coronavírus e Dengue
Por Redação Política MSNews Publicado 13 de março de 2020 às 13:37

Ações conjuntas para enfrentamento do coronavírus (COVID-19) foram estabelecidas nesta quinta-feira (12) entre a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A articulação envolve também a ampliação e definição de estratégias para o atendimento de casos de dengue.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que, apesar de não haver nenhum caso confirmado no Estado, é preciso tomar todas as medidas de prevenção necessárias.

“O momento exige muita cautela e toda atenção possível. Por isso, precisamos buscar o apoio do Estado e agir de maneira preventiva e fortalecendo nossas medidas de contenção. Precisamos estar preparados”, reforça.

Entre as medidas, estão o custeio e reativação, pelo Estado e pelo Município, de 40 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital do Pênfigo. Os leitos serão usados para internação clínica de casos de dengue e, caso haja a necessidade posterior, poderão ser utilizados para casos suspeitos de coronavírus e que venham a necessitar de isolamento

Também serão ativados 34 leitos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, sendo 25 leitos semi-intensivos e nove leitos de UTI. O Município de Campo Grande irá fornecer recursos humanos para possibilitar o funcionamento dos leitos e o Estado irá realocar, de forma emergencial, servidores da Saúde para atendimento no Regional.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a união entre o Estado e o Município será de extrema importância ao combate dessas doenças. “O Governo e o Município estão preparados para este novo desafio em nosso Estado. Estamos tomando medidas preventivas visando atendimento ágil e eficiente à população”, diz.

Segundo Resende, o governador Reinaldo Azambuja garantiu o aporte dos recursos necessários para a locação de equipamentos destinados à implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional e também para a contratação de recursos humanos. “O Governo do Estado não tem medido esforços para levar saúde de qualidade para a população e para que Mato Grosso do Sul esteja preparado para, caso necessário, enfrentarmos casos de coronavírus no Estado”, completou o secretário.

Campo Grande

O Município instituiu um plano de contingência, e tem elaborado notas técnicas (destinados aos profissionais de saúde ), material informativo para orientação de isolamento domiciliar de casos suspeitos , fluxo de atendimento de casos , divulgação de material informativo via redes sociais.

Todos os profissionais da rede estão passando por capacitações constantes feitas pela equipe da Vigilância em Saúde do município e também pelo Estado .

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande criou uma página para que os profissionais de saúde e a população possa ter acesso às notas técnicas, protocolos e informes sobre a doença:
http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/?post_type=sec-downloads 

 

Fonte : Agência de Noticias do Município de Campo Grande