
O frio desta terça-feira (18) bateu o recorde de 2017 em Campo Grande. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital registrou 4,4°C durante as primeiras horas da manhã, a menor temperatura do ano, superando a marca do dia 11 de Junho, de 6,1°C. Ainda conforme os dados, a temperatura de hoje é a menor desde o dia 29 de Agosto de 2013, quando os termômetros da cidade marcaram 3,1°C. Conforme a previsão, pode gear em Campo Grande na quarta-feira (19).
A massa de ar polar que está sobre o centro-sul do Brasil também derrubou a temperatura no interior do Estado. Segundo o Inmet, em Mato Grosso do Sul a previsão é de que a temperatura caia ainda mais e fique abaixo de zero em vários locais do Sul do estado. Os agricultores devem se preparar para geada que pode ser forte nas próximas 48 horas no Centro-Sul e Oeste do estado.
A explicação dos meteorologistas é que o frio intenso que começou a ser sentido na segunda-feira (17) foi apenas o início da influência da intensa massa de ar polar que chegou ao Brasil e também está causando frio extremo em áreas da Bolívia, do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Chile. O centro desta massa de ar polar, que é a região onde o frio é mais intenso, alcançou o norte da Argentina e nesta situação, o ar polar entra com mais força sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o Mato Grosso.
Confira como ficou o tempo pela manhã no interior do Estado:
Ponta Porã – -1°C
Sete Quedas – 1°C.
Três Lagoas – 9°C
Cassilândia – 11°C
Corumbá – 9°C.
Bonito – 2°C.