Terminaram na quinta-feira (21), em Curitiba, os Jogos Escolares da Juventude – etapa de 12 a 14 anos. A delegação sul-mato-grossense retornou para casa trazendo na bagagem 19 medalhas, a marca superou o recorde de 2016. As últimas premiações foram obtidas nas modalidades coletivas, cujas finais aconteceram neste último dia.
Na terceira divisão do futsal, as meninas da E.E. Presidente Vargas, de Dourados, foram campeãs. O time de Mato Grosso do Sul derrotou o Ceará na decisão. A partida terminou em 3 a 0, com dois gols de Geovana e outro de Brenda. “Nosso primeiro ano, nossa primeira vez e já ganhamos. Objetivo mais que alcançado”, disse Brenda.
Para o técnico Daniel, o sucesso é fruto do esforço do time. “Elas mereceram, abriram mão de muita coisa para estarem aqui. Foi suado, foi brigado, tivemos uma derrota, mas sempre levantamos a cabeça e confiando uma na outra, elas conseguiram. Objetivo mais do que alcançado”.
Como o sistema da competição muda no próximo ano, que passará a ter uma fase regional, o campeão, o vice e o terceiro da primeira divisão e os campeões da segunda e da terceira divisão, caso das meninas de MS, já estão classificadas para a fase nacional da disputa de 2018.
Outras modalidades
Na terceira divisão do vôlei, as meninas da E.E. Reynaldo Massi, de Ivinhema, ficaram com o terceiro lugar. Na disputa, o time derrotou o representante de Alagoas, que já tinham enfrentado na fase classificatória. A vitória foi por 2 sets a 0, com parciais de 25/17 e 25/10. “É muita alegria para a gente. É um sonho estar aqui. Para nós só vir já foi uma vitória e ganhar no brasileiro é uma sensação inexplicável”, disse a capitã da equipe Tainara.
Na segunda divisão do basquete, a E.M. Parque São Carlos, de Três Lagoas, foi bronze no torneio feminino. A disputa foi contra a escola do Pará e o resultado final foi MS 30×28 PA. “Foi muito importante. Agradeço ao meu grupo, à minha escola, aos alunos, aos pais, à comunidade e à Fundesporte pelo apoio. Trabalhamos duro e tivemos a nossa recompensa”, analisou o técnico Ronaldo Costa. Foi a segunda vez consecutiva que a escola ficou em terceiro lugar na competição.
Pela segunda divisão masculina de basquete, os meninos da E.M. Jardim Ivone, de Ponta Porã, acabou perdendo a disputa do terceiro lugar por 48×59 para a equipe de Minas Gerais.