Morre o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha
Por André Farinha Publicado 1 de novembro de 2017 às 09:05
Ruiter estava em seu terceiro mandato como prefeito de Corumbá. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB), faleceu na madrugada desta quarta-feira (1º). O político estava internado no Hospital Proncor de Campo Grande desde a segunda-feira (30), vindo transferido de um hospital da Cidade Branca após sofrer um infarto. Na Capital, o tucano passou por um procedimento cirúrgico de emergência, no entanto, não resistiu ao pós-operatório e morreu seis horas depois.

De acordo com as informações, a morte do prefeito ocorreu às 00h28min. Ruiter sofreu uma dissecção aguda da aorta na última segunda-feira e, segundo os médicos, embora o procedimento cirúrgico tenha sido um sucesso, Ruiter teve várias paradas cardíacas desde então e o coração não voltou a bombear o sangue, deixando a pressão arterial oscilante. O cirurgião cardíaco responsável pelo procedimento e acompanhamento foi o doutor João Jazbik Neto.

Complicações após cirurgia

Na terça-feira, a Prefeitura de Corumbá divulgou uma nota na qual confirmava que a recuperação de saúde do prefeito dependia da reação do organismo no pós-operatório. “Embora a cirurgia cardíaca tenha sido um sucesso, Ruiter passa pelo momento mais delicado do processo, que é o pós-operatório. Ele está em absoluta observação e tudo agora depende da resposta do organismo dele com relação aos medicamentos e ao procedimento operatório. O caso é grave e a família pede que as orações sejam intensificadas.”, diz o comunicado.

A cirurgia durou cerca de quatro horas, De acordo com os médicos, o procedimento ocorreu como o esperado e o organismo reagiu conforme o previsto. Ruiter permaneceu sedado durante 24 horas, em observação no CTI, sem contato com ninguém. De acordo com o médico e secretário municipal de saúde Rogério Leite, que acompanhou a operação, a cirurgia fechou a dissecção da aorta e, inicialmente, o prefeito respondeu bem, com todos os sinais vitais dentro do esperado, mas o organismo não respondeu à operação e ele acabou vindo a falecer.

Ruiter Cunha

Ruiter Cunha de Oliveira tinha 53 anos de idade, nasceu em Corumbá e estava no primeiro ano de sua terceira gestão como prefeito. Casado com a primeira-dama Beatriz Cavassa, ele deixa dois filhos.

Ruiter Cunha começou na vida pública como servidor público do fisco estadual. O primeiro partido político foi o PT. Foi superintendente de Administração Tributária durante o governo de Zeca do PT.

Foi eleito prefeito de Corumbá pela primeira vez em 2004, reeleito em 2008. Em 2014, foi candidato a deputado federal e ficou na primeira suplência da coligação. No ano seguinte, migrou para o PSDB após desavenças com a cúpula petista.

Na eleição de 2016, derrotou seu sucessor, Paulo Duarte (PT), e assim voltou para a Prefeitura de Corumbá. O vice-prefeito eleito com Ruiter, Marcelo Iunes (PTB), ainda não se manifestou oficialmente sobre a morte do político.