Manifestantes fazem atos pelo país e pedem volta de ministério
Por Redação Publicado 9 de junho de 2016 às 10:23

Manifestantes que reivindicam a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, extinto pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), fazem atos em pelo menos três estados do país na manhã desta quinta-feira (9): Piauí, Pernambuco e Tocantins. O ministério foi incorporado ao Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS).

Pernambuco
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interditaram os dois sentidos de rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (9). Os manifestantes também pedem a volta do ministério e são contra o governo em exercício.

Trânsito está parado na BR-232, em São Caetano, após o protesto (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)Trânsito está parado na BR-232, em São Caetano, após o protesto (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)

Piauí
Cerca de 200 manifestantes fizeram protesto em Teresina nesta quinta e ocuparam a agência central do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o protesto, apenas as perícias já agendas pelo órgão serão realizadas e os demais atendimentos foram suspensos.

Participam da manifestação integrantes de movimentos sociais como MST, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Pequenos Agricultores e União da Juventude Socialista (UJS). Com colchões, água e mantimentos, os manifestantes dizem que vão ficar por tempo indeterminado no prédio.

Proteston é pela volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Foto: Beto Marques/G1)Protesto em Teresina é pela volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Foto: Beto Marques/G1)

Tocantins
Manifestantes ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Palmas, desde às 7h. Eles protestam contra o presidente em exercício e também pedem a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Polícia Militar acompanha o ato. Segundo organizadores, cerca de 400 pessoas participam da manifestação. Algumas entraram no prédio. Outras protestam do lado externo. Eles ocuparam o local antes da entrada dos funcionários. O prédio foi tomado por faixas.

Manifestantes ocupam a sede do Incra em Palmas (Foto: Ninah Beatriz/G1)Manifestantes ocupam a sede do Incra em Palmas (Foto: Ninah Beatriz/G1)