Maior enchente dos últimos anos em Bela Vista, diz morador
Por Redação Publicado 8 de dezembro de 2015 às 10:18

O Rio Apa, em Bela Vista a 324 quilômetros de Campo Grande, transbordou com a forte chuva do sábado (6). A água invadiu as casas de ribeirinhos e deixou vários desabrigados. O rio já avançou aproximadamente 600 metros pela margem e subiu mais de 5 metros.

De acordo com Severo Rodas, morador na baixada Corinthiana a mais de 35 anos, a  ultima enchente grande que aconteceu aqui, foi em 1994, essa de agora também preocupa a gente, pois a água já esta entrando dentro do meu quintal, disse Severo.

Para o prefeito da cidade Douglas Gomes, esta é uma das maiores enchentes dos últimos anos. “Estima-se que há pelo menos dez anos não há uma enchente dessa”, diz. A secretaria de assistência social está retirando os moradores atingidos.

Conforme a secretaria de assistência social, 48 famílias já foram retiradas da área de risco. “A secretaria de obras está retirando as pessoas, o quartel e a polícia ambiental também estão mobilizados para ajudar”, diz.

Os desabrigados estão sendo levados para a sede de um projeto social e para a casa de parentes que não foram afetados. As equipes da prefeitura estão percorrendo diversos pontos da cidade.

Os moradores foram retirados das casas quando a água começou a subir portanto foi possível retirar móveis e objetos pessoais. “Um caminhão da Secretaria de Obras foi enviado para apoiar as famílias na retirada dos pertences, por isso não houve grandes prejuízos, mas é um transtorno muito grande, uma situação muito difícil. Alguns não queriam sair de casa”, comentou Douglas. Conforme o prefeito, a chuva forte foi no sábado (5) e ontem apenas chuviscou na região. “Deve ter chovido muito no município de Antônio João, por isso o rio continua enchendo”, disse.

A previsão é de tempo parcialmente nublado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura fica entre 16°C e 30°C. na terça-feira e na quarta-feira (9) pode fazer até 32°C, mas o céu continua com muitas nuvens e chuvisco. As pancadas de chuva voltam na quinta-feira (10) e sexta-feira (11).

Fonte: Fronteira News