Cerca de 45 pessoas tiveram reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense pelos vereadores da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (22) durante a Sessão Solene Prêmio Líder Comunitário “Anizio Sabino dos Santos”. A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, por meio das Resoluções 1.085/2008, 1.145/2012 e 1.265/2018. O proponente da sessão é o vereador Carlão.
A Solenidade começou com música regional ao som do trio Ado Souza, Nelsinho e Wilson do Acordeo, que apresentaram alguns chamamés e sertanejo ra.
A viúva de Anizio Sabino dos Santos, Maria Rita dos Santos esteve presente na solenidadade.
Em seu pronunciamento, o vereador Chiquinho Telles reconheceu o trabalho dos líderes comunitários. “Eu achei que chegando a vereador, no outro dia já arrumava tudo. É muito complicado, não é assim que funciona. Eu quero dizer que vocês são verdadeiramente representantes do povo. Vocês são vereadores sem mandato. A coordenadoria comunitária começou com o Bernal, depois Olarte, temos que dar crédito e tem que continuar agora. Parabéns a todos”, finalizou.
Para o conselheiro regional do Segredo e membro da Gestão Integrada Municipal, José Geraldo Balejo Jara, que discursou em nome dos homenageados, a vida é trabalho. “Para nós líderes comunitários que vivemos o dia-a-dia, vivemos como se hoje fosse o último dia para lutar. A casa do líder comunitário é o centro comunitário, o carro é a ambulância é o carro que usamos para ajudar o morador. Aqui, nesta Casa de Leis, existe vários segmentos e temos nossos líderes comunitários. Estão aqui bravamente lutando por nós. Esta Casa é a Casa de ressonância da sociedade campo-grandense. É aqui que o líder comunitário vem buscar apoio e força para continuar. Eu agradeço por poder falar em nome dos homenageados. Falar de Anizio Sabino é muito fácil. Seu Anizio quando eu chegava me abraçava com seu jeito íntegro e trabalhador. Em nossa luta seremos vencedores porque nós batalhamos. Esta comenda não é minha, é de vocês, porque juntos de vocês e por causa de vocês estamos aqui”, disse.
O presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores de MS, Edson Maidana, falou brevemente agradecendo a Casa e fez a solicitação de dar nome de ruas a lideranças comunitárias que já morreram.
Deixando sua palavra e prestando contas, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, iniciou dizendo que os líderes comunitários são exemplos. “Por mais dificuldades que a gente encontre diante dos problemas que a vida nos impõe vocês são exemplos e não devem desistir. É verdade que o governo não ajuda, mas é verdade também que não é fácil ajudar. Não é fácil. Agora que começamos a equilibrar os cofres da cidade de vocês. Construímos alguns Ceinfs e vamos entregar mais três deles. Fizemos a rotatória da Via Parque. Com a ajuda da Câmara vamos solucionar o stress da rotatória da Coca-Cola. Estamos tendo cuidado com o dinheiro de vocês. Muitas vezes aqueles que estão sentados aqui logo, logo estarão sentados aí. Aqueles sentados aqui já estiveram aí ou estarão aqui e vice-versa”, ponderou. O prefeito encerrou a fala falando sobre àquele que detém o nome da solenidade. “O coração de Anizio tinha uma luz que poucos tiveram a oportunidade de sentir. Parabéns Câmara pela homenagem”.
História
Anizio teve 14 filhos, nove são adotivos, e foi o primeiro presidente eleito da comissão da representação dos Favelados de Campo Grande em 1983. Fez sua história na região do Jardim Anache e do Nova Lima. Amigos e vizinhos se referiam a ele como pai. Ele faleceu no dia 27, sábado, de janeiro deste ano, 2018, aos 74 anos.
Confira a lista dos homenageados:
Ademir Santana – Joilson da Silva e Carlos Alberto Cantero Romero
Ayrton Araújo do PT – Eduarda Faustina Limeira Dias
Betinho – Jusilene dos Santos Branco da Silva e Douglas Nonato de Castro
Carlão – Nadeje Ribas Gonçalves e Vagner Virme Dolci
Cazuza – Jaime Pedro de Arruda e Ilma de Jesus Silva
Chiquinho Telles – Verginia Auxiliadora da Ilva Elias do Nascimento e Aparecida Olinda da Silva
Delegado Wellington – Adierson Venâncio Mota e Vera Lucia Dionizio de Albuquerque
Dharleng Campos – Antônio Carlos Dutra de Oliveira e Zenilda Aparecida dos Santos
Dr. Loester – Leila Alves Batista e Odin David Valú
Dr. Wilson Sami – Mirta Izabel Arguelho Cárdenas e Roque Angelo Corvalã
Eduardo Romero – Rui Minoru Watanabe e Gilmar Coelho Palermo
Enfermeira Cida Amaral – Jailson de Souza Santos e Dercides Nunes da Silva
Fritz – Aldinei Francisco dos Santos e Ribeiro Barbino
Gilmar da Cruz – Lindaura Pazderová
Junior Longo – José Geraldo Balejo Jara e Natalino Duran Sebalo
Odilon de Oliveira – Gilson Soares Rodrigues
Otavio Trad – Gerson Alves Ferraz e Willian Augusto Gonçalves Vormittag
Pr. Jeremias Flores – Silvio Ribeiro de Rezende e Sonia Cabreira Ramos
Valdir Gomes – Luciano de Souza Carrelo e Nildes Pereira Saldanha Vianna
Veterinário Francisco – Orlando Riquelmes e Irwing Ferreira
William Maksoud – Elizângela Bernardo da Silva e Devalni Balbuena Sobreira
Câmara Municipal
Robson José Ximenes
Marli Padilha Borges Ribolis
Jannilde da Silva Borges
Ricardo Rodrigues Carneiro
Florência Cristaldo
Vanderlei Roberto Souza Rossati