Campo Grane agora tem um dia voltado exclusivamente para ações de combate à corrupção. A lei, de autoria do vereador André Salineiro (PSDB), foi sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) nesta segunda-feira (03). Conforme a publicação no Diário Oficial do Município (Diogrande), anualmente em 16 de Novembro será celebrado o Dia Municipal de Combate à Corrupção.
A legislação determina que o Município deverá promover eventos para debater o tema e incentivar o combate à corrupção. Seminários, palestras, debates e manifestações serão realizados, com base no calendário oficial do Município. Segundo o vereador, a data é apenas uma das ações de mobilização contra esse problema, pois a população espera que os parlamentares e outros políticos demonstrem que são contra a corrupção diariamente.
“Queremos que esses casos voltem a ser considerados ‘escândalos’, porque da forma que está hoje, o jornal nem pode usar esse termo na manchete, de tão usual que fraudes e roubos se tornaram. Não podemos nos conformar com isso e tampouco deixar que os jovens pensem que política é sinônimo de corrupção”, comentou Salineiro.
Com a lei, espera-se intensificar as políticas voltadas para prevenção e combate à corrupção, em âmbito municipal; assim como já ocorre internacionalmente, desde a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México, quando ficou instituído o Dia Internacional contra a Corrupção.