Entusiasmado com o sucesso do evento realizado ano passado, quando trouxe de volta para a Capital do Estado, uma das etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open, o governador Reinaldo Azambuja disse, nessa quinta-feira (110 pela manhã, por ocasião do lançamento oficial da modalidade que será disputada mais uma vez no período de 13 a 17 de setembro, que o Estado, através da Fundesporte está se preparando para proporcionar tudo aos atletas participantes, integrantes da CBV e demais envolvidos na primeira etapa.
“Vamos nos preparar para ser a melhor etapa do Brasil”, disse o governador Reinaldo Azambuja, durante a solenidade que foi realizada na Governadoria, com a presença do campeão olímpico Emanuel Rego – hoje embaixador desse esporte no Brasil -, entre outros desportistas.
Na temporada passada, por iniciativa do Governo do Estado, através da Fundesporte, o circuito nacional retornou a Mato Grosso do Sul, depois de seis anos e colocou Campo Grande como segunda melhor etapa, na avaliação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Para o governador Reinaldo Azambuja, que se esforçou pessoalmente para garantir a etapa desse ano, o sucesso do maior evento do vôlei brasileiro na Capital deve ser creditado também à população, que lotou a arena no Parque das Nações Indígenas.
“Na realidade, o esforço é de todos, coletivo, onde a participação do Banco do Brasil foi fundamental, não apenas na escolha de Mato Grosso do Sul, quando todos os Estados reivindicam uma etapa, mas pela estrutura financeira que coloca à disposição da competição”, destacou o governador. Para ele, é um orgulho para o Estado sediar novamente o Open de Vôlei de Praia, acrescentando que é “um prêmio, um ganho para Mato Grosso do Sul em visibilidade nacional”.
Um celeiro do vôlei
Presente ao lançamento da temporada 2017, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, (CBV) Neuri Barbérie, que voltou a elogiar a organização da etapa do ano passado realizada em Campo Grande e voltou a destacar a potencialidade da modalidade no Estado que é um celeiro de grandes atletas, enumerando Benjamin (campeão olímpico em Atenas), Talita, que está na ponta do vôlei de praia; Saymon Barbosa e agora a jovem Vitória Lopes, que, aos 17 anos, é considerada a nova revelação brasileira.
O campeão olímpico Emanuel Rego também elogiou o trabalho de formação de base que se faz no Estado, por iniciativa da federação local de vôlei e a parceria com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Ele disse que foi prazeroso vir a Campo Grande e perceber que essa sinergia (ação e esforços simultâneo) que existe pelo desenvolvimento do voleibol regional não se dá apenas na base, mas existe a participação do gestor público, que considera essencial para revelar novos campeões olímpicos.
Para o diretor presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, a confirmação da etapa desse ano em Campo Grande foi conquistada por meio de empenho pessoal do governador Reinaldo Azambuja. “Quando um gestor público manifesta interesse em trazer a competição faz a grande diferença”, comentou. Acrescentando que a disputa nacional também incentiva os atletas locais, além de reconhecer a nossa organização e projetar mundialmente Mato Grosso do Sul.
Presentetambém à cerimônia de lançamento, o superintendente do banco patrocinador, Gláucio Zanettin; os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Carlos Alberto Assis (Administração e Desburocratização) e o presidente da Federação de Voleibol de MS, José Eduardo Amâncio da Mota (Madrugada).