Lâmpadas de LED serão instaladas a partir de Outubro
Por André Farinha Publicado 15 de setembro de 2017 às 19:30

A instalação das 16.126 lâmpadas de LED deve começar somente no mês de Outubro, afirmou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, nesta sexta-feira (15). A expectativa é que dentro de seis meses, a contar do inicio do processo, todas as luminárias já estejam funcionando.

Fiorese disse que a demora para o início da instalação se deve ao treinamento dos eletricistas contratados pela Prefeitura para executar a troca das lâmpadas. “Daqui duas semanas eles estarão finalizando o treinamento para começarem as instalações.”, disse, explicando ainda que, por serem lâmpadas de LED, a instalação é diferente das convencionais.

Para que as luminárias recebam as novas lâmpadas é necessário antes checar a fiação, uma vez que estas suportam voltagem de tensão menor que as antigas. Ao todo, cinco profissionais foram contratados temporariamente para a execução do serviço, o contrato tem validade de seis meses e o salário é de R$ 2,5mil mensais.

Fruto de um processo iniciado ainda em meados de 2016, quando o prefeito Alcides Bernal adquiriu as lâmpadas com a premissa de modernizar a iluminação pública, as lâmpadas de LED já passaram por um longo processo no Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e no Tribunal de Justiça (TJMS) e desde então estão armazenadas em containers.

De acordo com a Prefeitura Municipal, as lâmpadas serão instaladas nas sete regiões, com prioridade para avenidas e ruas de grande fluxo. Até agora, as novas luminárias foram colocadas apenas em parte dos bairros Aero Rancho, Moreninhas, Coophavilla e Jardim Noroeste, além da Avenida Zahran e Avenida Afonso Pena.