A instalação das lâmpadas de LED vai começar somente na segunda quinzena do mês de Outubro, informou a Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (29). Quatro equipes próprias da Secretaria farão a substituição das luminárias, os funcionários ainda deverão passar por treinamento que deve começar já a partir da próxima semana. As novas lâmpadas ficarão em ruas por onde passa o transporte coletivo, em um total de 13 quilômetros, o que representa 90% do itinerário atual.
São 16.126 lâmpadas, que estão armazenadas há mais um de ano em containers depositados no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. As equipes que farão a troca são compostas por dois engenheiros eletricistas e seis eletricistas, todos foram selecionados através de um processo seletivo para contração temporária, cujo resultado foi divulgado hoje (29).
Foram selecionados os engenheiros elétricos Malcon Utuari Santos e Cleuir Viegas da Silva Mascarenhas. E os eletricistas: Mauri Lelis Queiroz, Agnaldo Cabral Peres, Diego Ferrera Mainate, Valério Mauro Garcia Alves, Paulo Alberto Vicente Nantes e Raylson de Oliveira Correa. Para atuar no setor de projetos da Secretaria, foram selecionados os engenheiros civis: Gilmar Pereira Xavier e Eliane Ferreira Salvadori, além dos arquitetos Quézia Pinheiro Costa e Alan Rezende Pereira.
Os convocados terão que se apresentar na segunda-feira (02), a partir das 9 horas, na Secretaria Municipal de Gestão, com os documentos necessários ao encaminhamento do processo de contratação. Após passar pela fase de documentação, o grupo fará o treinamento, que deverá durar de 15 a 20 dias.
A polêmica
A confusão envolvendo a instalação das lâmpadas de LED começou ainda em 2016, na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal. Na época, ele comprou da empresa Solar Distribuidora e Transmissão S.A. 20.367 lâmpadas para o processo de modernização da iluminação pública da cidade, o custo total foi de R$ 20.520.027,00, só que apenas 4.241 lâmpadas foram instaladas, restando em estoque outras 16.126 unidades.
O material não foi totalmente instalado por proibição do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), que suspeitou de irregularidades no contrato firmado com a empresa fornecedora do material. Em setembro do ano passado, o Tribunal determinou o cancelamento do contrato e as lâmpadas ficaram armazenadas até segunda ordem.
No dia 28 de junho deste ano, a atual gestão ingressou com Embargo de Declaração no TCE/MS, solicitando liberação para instalação das lâmpadas. No dia 5 de julho, o procurador-geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalo, conseguiu fechar acordo com o Ministério Público Estadual e Poder Judiciário para instalação das lâmpadas.
Durante audiência, com participação do juiz David de Oliveira, promotor Marcos Alex Vera, e de representantes da empresa Solar Distribuidora e Transmissão S.A, o Município conseguiu acordo para invalidar a permanência do contrato, mas garantir a instalação das lâmpadas que já foram pagas. No último dia 12 de julho, o TCE publicou no diário oficial a autorização para que a Prefeitura instalasse a lâmpadas.