Kopenhagen é usada para atrair vítimas em golpe no WhatsApp
Por Redação Publicado 6 de abril de 2017 às 18:05
Mensagem compartilhada pelo mensageiro cita ovo de Páscoa grátis. Especialista recomenda cautela ao abrir link. Kopenhagen é usada para atrair vítimas em golpe no WhatsApp

Os responsáveis pelo golpe repetem as mesmas artimanhas adotadas na campanha maliciosa que oferece R$ 500 em vale-compras das lojas O Boticário. A mensagem com a suposta promoção é compartilhada e, ao clicar no link, a vítima é levada para uma página com três perguntas sobre a Kopenhagen. Na sequência, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos. O passo seguinte é chegar a um site malicioso que oferece assinaturas de serviços pagos de telefonia. Página oferece resgate de ovo de Páscoa (Foto: Divulgação/PSafe)

Página oferece resgate de ovo de Páscoa (Foto: Divulgação/PSafe)

“Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, disse o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni, em nota.

Entre as recomendações da empresa de segurança digital estão o download de aplicativos somente nas lojas oficiais (Google Play, se for Android, ou App Store, se for iPhone); manter o sistema operacional atualizado; e desconfiar de promoções “exageradas” que chegam por mensagens.

Em postagem no Facebook, a Kopenhagen orientou os consumidores a deletar a mensagem e não clicar no link. “Trata-se de um golpe que pode instalar um vírus em computadores e smartphones”, informou a empresa. Postagem da Kopenhagen no Facebook (Foto: Reprodução)

Postagem da Kopenhagen no Facebook (Foto: Reprodução)

Fonte: Por Thássius Veloso, do TechTudo