Judô do Estado embarca hoje para o Brasileiro
Por Redação Publicado 15 de maio de 2015 às 09:47

A delegação sul-mato-grossense embarca hoje com quinze atletas, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21, que acontece neste fim de semana em Recife (PE).  Com mais de 200 participantes de 26 estados, esta será a principal competição nacional da classe, neste ano.
Pelo menos sete judocas sul-mato-grossenses são esperança de conquista de medalhas no Brasileiro. As lutas começam amanhã, a partir das 8h (MS) e seguem até domingo. O sorteio das chaves será realizado hoje, para a definição dos adversários.

Além do título brasileiro, os vencedores também somam pontos para o ranking classificatório para o Campeonato Mundial. Neste ano, a competição será realizada, em  outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

É o caso da campo-grandese Layana Colman, que há duas semanas, subiu para a categoria -57 kg. Com a mudança de categoria, ela precisa novamente acumular pontos, para garantir vaga no Mundial.
“Minha meta é ir para Abu Dahbi, para isso tenho que ganhar o Brasileiro e também outras competições internacionais para somar pontos”, diz Layana.
Sabendo da importância de uma medalha de ouro, no fim de semana, ontem à véspera do embarque, Layana não poupou esforços e treinou em dois períodos.

Caso vença o Brasileiro, ela assumirá o topo do ranking da sua nova categoria, e ficará próxima de garantir presença no Mundial.
À véspera da competição, em Recife, a delegação sul-mato-grossense sofreu uma baixa. A judoca Bianca Rosa (-40 kg), caiu de mau jeito, no treinamento de sábado, e machucou o cotovelo.

Ela não embarca com os companheiros de equipe, e fica em casa, na Capital, passando por tratamento. “Preciso melhorar o mais rápido possível, para lutar no Brasileiro Sub-18, que será no final do mês, aqui em Campo Grande”, comentou a judoca.

Fonte: Correio do Estado/Rafael Bueno