O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Prof. João Rocha participou na noite desta quinta-feira (30) da solenidade em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, evento promovido pelo CREF11/MS (Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul) na sede da Casa de Leis. O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado oficialmente no dia 1º de setembro.
Durante o evento foram entregues medalhas do mérito da Educação Física intitulada “João Batista Compagnani Ferreira” e a foi realizada a palestra “Rabdomiólise – Atividade Física: Qual o limite?” ministrada pelo Conselheiro Federal da CONFEF, Wagner Domingos Fernandes Gomes.
De acordo com o parlamentar, “vivemos uma história na Educação Física, que muitas vezes os mais jovens não conhecem, que vai se perdendo e que nós precisamos manter viva. Sem ficar apegado ao passado, sempre há aquela história de que o importante é o novo e que o passado não serve pra mais nada. Se existe o novo é porque existe o passado e, também, passado que não se renova fica pra trás. Porque o passado que se renova, deixa legados, como o Prof. João está aqui. É esse equilíbrio da maturidade, da sabedoria, da experiência dos mais vividos, com a vitalidade e a força, e o fogo desses acadêmicos que estão chegando e que darão continuidade a todo esse legado que os mais velhos construíram, É esse equilíbrio que faz com que cada dia possamos ser mais fortes, estar mais na vanguarda. E assim, cada dia mais cidadãos vão nos reconhecer como profissionais importantes na qualidade de vida de cada cidadão”, salientou João Rocha em seu discurso.
Para o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), Marcelo Miranda “este é um momento muito especial. Quero desejar um feliz 1º de setembro a todos. E vamos valorizar nossa profissão, porque essa questão de subprofissão ficou no passado, nós éramos uma profissão do futuro e hoje somos uma profissão do presente”, destacou.
Na solenidade, o Conselho homenageou os destaques da Educação Física de Mato Grosso do Sul, reconhecendo a necessidade das ações meritórias de pessoas físicas que tenham contribuído com trabalho ou ações na área de interesse da Educação Física.
Na ocasião, João Rocha entregou a comenda ao Professor da Fundação Lowtons de Educação e Cultura – Funlec, Dirceu Fernando Ferreira Garcia, eleito duas vezes o melhor técnico de basquetebol de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.
Por fim, João Rocha destacou a importância da Educação Física na promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população. “Nós cuidamos da saúde das pessoas, nós entramos como prevenção e promoção, essa é a nossa contribuiição para o cidadão, por isso somos fortalecidos e reconhecidos pela nossa atividade, não só por um papel assinado. Nós profissionais da Educação Física somos os responsáveis, por honrar a criação da nossa profissão, com muito orgulho, pela nossa competência, pela formação que se atualiza a cada ano, para que possamos entender o cidadão como um todo. Essa é a nossa missão, a nossa responsabilidade: cuidar do cidadão como um todo. Eu acredito na nossa profissão”, incentivou o vereador que é educador físico.
Medalha – A comenda leva o nome do Professor Compagnani que há 50 anos atua e contribui com a área. Formado em Ed. Física pela Faculdade de Educação Física – ITE – Bauru (1969) e especialista em Atividades Físico-Desportivas-
Atuou como preparador físico do Esporte Clube Comercial em Campo Grande, foi Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrou a primeira aula de vestibular na Federal em 1971, tendo uma longa carreira como docente e escritor, publicando mais 20 obras como “O Casulo – A arte de educar e instruir, A história da Ginástica Artística e Rítmica em Mato Grosso do Sul, Esporte Clube Comercial – Uma Paixão Colorada, NOB – Integração – Desenvolvimento do Centro-Oeste Brasileiro e tantos outros.
“Para mim e minha família é uma grande emoção receber esta homenagem em vida, após estes longos anos na profissão, estamos muito felizes, lembro como se fosse ontem quando dei a primeira aula da primeira turma de Ed. Física da UFMS, foi dia 12 de abril de 1971”, relembra nostalgicamente João Batista.
Apoio – O evento contou com apoio das instituições de ensino superior (UCDB, Uniderp, Unigran Capital), Câmara Municipal de Campo Grande e da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).